, , , ,

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES CURRICULARES: experiências, desafios e conquistas


O objetivo desta obra, em sua constituição e percurso, é analisar saberes docentes e discentes presentes no currículo escolar e que permeiam o trabalho pedagógico. O interesse por este livro surge de diferentes experiências desde a formação inicial até o exercício do magistério pelos docentes e nos vários momentos que constitui a aprendizagem do aluno em contextos diversos de ensino. Assim, é possível perceber que as práticas pedagógicas exigem e se constituem por diversos saberes em múltiplos contextos. Estão incluídos relatos de experiências e descrição de práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento como o uso das tecnologias digitais na educação, experiências na EaD, discussões sobre a prática docente e o processo de formação inicial e continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar, investigação que   compreendem os processos formativos discentes e docentes que se dão no cotidiano escolar por meio de observações, entrevistas, pesquisa de campo, análises de documentos entre outros. Apresenta narrativas das atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula ou fora dela se apresentando como campo de diálogo das dimensões teoria e prática revelando e expressando a constituição dos saberes curriculares. Desse modo, a execução das práticas pedagógicas mantém constante diálogo com a versatilidade dos saberes curriculares e experienciais pelas diferentes formas de manifestação não se configurando desconectadas de um todo ou de modo avulso. Alguns capítulos apresentam descrição de experiências e análise curricular da modalidade presencial e a distância, sobre suas práticas educativas ao incorporar novos saberes e fazeres. Discute as possibilidades teóricas e saberes curriculares provenientes da articulação das categorias de análise “saber docente” e “conhecimento escolar” por meio de saberes que englobam conhecimentos, competências, habilidades ou aptidões e atitudes, ou seja, o saber, o saber fazer e o saber-ser a partir de vários saberes, provenientes de diferentes fontes: saberes pessoais e/ou profissionais, saberes disciplinares, saberes da experiência e pedagógicos, em especial os curriculares, que correspondem à seleção e organização dos saberes produzidos pelas ciências, que se transformam nos programas escolares constituídos com a interação dos sujeitos pela ação pedagógica.

LEIA GRÁTIS  AQUI

AUTORES DA OBRA

Ana Cláudia Maciel de Moraes

Anderson dos Santos Carneiro

Antônio Fernandes Nascimento Junior

Betiza Gonçalves Scortegagna

Bruno Massinhan

Claudineia Aparecida Queli Geraldi

Denise Bussoletti

Eduardo Paulo Almeida de Sant’Anna

Everaldo dos Santos Mendes

Gabriel Pinheiro Compto

Gisele Simone Lopes

Harine Matos Maciel

Higson do Nascimento Vaz

Laíse Vieira Gonçalves

Lucas Collito

Luís Fernando Ferreira de Araújo

Maria Alzira Leite

Maria Antunizia Gomes

Maria das Vitórias Silva do Nascimento

Maria de Lourdes Teixeira Barros

Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro

Maria Jeane Souza de Jesus Silva

Paulo César Cedran

Pollyana Cristina Alves Cardoso

Rafael Cavalcante Timbó Medeiros

Raquel Aparecida Loss

Rose Mary Messias

Renan Pinheiro de Oliveira

Reni Aparecido Norberto Pinto

Thalita Moreira

Úrsula Cunha Anecleto

Wesley Pinto Hoffmann

Based on 0 reviews

0.0 overall
0
0
0
0
0

Be the first to review “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES CURRICULARES: experiências, desafios e conquistas”

There are no reviews yet.