AUTORES DA OBRA
Antonio Aparecido de Carvalho
Carlos Batista
Denise Rocha
Leonardo Birche de Carvalho
Lovani Volmer
Neli Maria Mengalli
Otávio de Oliveira Silva
Pietra Da Ros
Rosemari Lorenz Martins
Os seis capítulos selecionados para a coletânea “Sociolinguística e ensino: diversos olhares, diálogos e análises” revelam a importância de estudos na área da língua e sociedade no Brasil, que tem cerca de 274 línguas nativas (Censo de 2010), bem como vários idiomas de imigração, e que apoia a “Declaração Universal dos Direitos linguísticos’ (1996) e a co-oficialização de onze diferentes línguas em vinte municípios: sete indígenas ou autóctones (nheengatu, tukano, baniwa, macuxi, wapixana, akwê xerente, guarani) e três dialetos ou alóctones: o hunsrückisch e o pomerano (língua alemã) e o talian (língua italiana).
O Decreto nº 7.387, de 9 de dezembro de 2010, instituiu o ‘Inventário Nacional da Diversidade Linguística’ (INDL), para identificação, documentação e valorização das línguas faladas no Brasil.
LEIA AQUI
AUTORES DA OBRA
Antonio Aparecido de Carvalho
Carlos Batista
Denise Rocha
Leonardo Birche de Carvalho
Lovani Volmer
Neli Maria Mengalli
Otávio de Oliveira Silva
Pietra Da Ros
Rosemari Lorenz Martins
Esta coletânea é composta de vinte e um primorosos artigos acadêmico-científicos abordando de forma crítico–reflexiva a temática de formação de professores(as) sob diferentes ângulos e perspectivas, quais sejam: educação a distância, formação continuada, tecnologias midiáticas de informação e comunicação, fundamentos teórico-práticos, processo ensino-aprendizagem, docência no contexto da pandemia de Coronavírus (COVID-19), capacitação docente, atendimento educacional especializado, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, conteúdos curriculares, mediação pedagógica, práticas pedagógicas docentes, políticas públicas educacionais, representações sociais, paradigmas pedagógicos da docência e saberes docentes. Os assuntos trazidos a lume são oriundos de uma seleta compilação de estudos e investigações acadêmico-científicas, pesquisas de campo, inquietações pessoais e profissionais, práticas pedagógicas e relatos de experiências docentes realizados por renomados(as) professores(as) bacharéis, tecnólogos(as), licenciados(as), especialistas, mestres(as), doutores(as) e pós-doutores(as) pesquisadores(as) do campo educacional e de áreas afins, cujo objetivo primordial é fazer uma espécie de devolutiva social acerca de suas produções científicas e socializar/democratizar os conhecimentos científicos, tendo em vista a melhoria da qualidade da Educação no Brasil, a ampliação do arcabouço teórico concernente à formação de docentes, o avanço tecnológico e o progresso social em sentido amplo. Trata-se, pois, de uma obra científica de valor incalculável, leitura relevante e utilização recomendável em todos os cursos de formação inicial e continuada de professores(as), podendo servir como rica fonte de estudos (individuais e coletivos), debates, seminários temáticos, análises crítico-reflexivas e recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento de futuras pesquisas acadêmico-científicas sobre formação docente em suas múltiplas matizes. Que este belíssimo livro possa, de modo direto ou indireto, contribuir para o alcance promissor de tais propósitos idealizados. E seja identificado, lido, relido, divulgado, (re)conhecido e referenciado. Ótima leitura a todos e todas!
LER GRÁTIS https://bit.ly/2QPIMWS
Este livro traz a lume a temática de formação de professores(as) e é resultado de esforços, competências profissionais, estudos (individuais e coletivos), pesquisas acadêmico-científicas, investigações empíricas, inquietações pessoais, relatos de experiências e práticas pedagógicas docentes desenvolvidas por ilustres pesquisadores(as) em Educação e áreas afins, educadores(as), professorandos(as) e professores(as) bacharéis, licenciados(as), tecnólogos(as), especialistas, mestres(as), doutores(as) e pós-doutores(as) brasileiros(as) com ampla experiência profissional na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e também no Ensino Superior, junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A compilação dos primorosos vinte e dois artigos acadêmico-científicos que o engendra apresenta em seu bojo assuntos alusivos à formação de docentes, os quais são abordados de forma analítica e crítico-reflexiva sob diferentes matizes, facetas, nuances e perspectivas; a saber: educação especial inclusiva, formação inicial e continuada/permanente, instituições educacionais de formação professoral, docência em disciplinas escolares específicas, pesquisa científica na prática pedagógica docente, discursos ideológicos, identidade profissional docente, saberes da docência, profissionalização docente, docência na educação a distância, competências da profissão docente, tecnologias educacionais midiáticas, legislações e políticas públicas educacionais, planejamento curricular e relações étnico-raciais. Neste sentido, a obra científica em questão é de cabedal importância, valor inestimável, significado ímpar, leitura relevante e utilização recomendável em todos os cursos de formação inicial e continuada de docentes, podendo servir como rica fonte inspiradora para estudos individuais e coletivos, seminários temáticos, debates, grupos de estudos científicos e realização de novas pesquisas acadêmico-científicas na área educacional. Quiçá que esta belíssima coletânea possa, direta ou indiretamente, contribuir para a ampliação do arcabouço teórico-científico já existente na subárea de formação de professores(as) – agentes calidoscópios da educação –, bem como servir de valioso instrumento para a melhoria qualiquantitativa da educação escolar brasileira, socialização/democratização de conhecimentos científicos e construção de uma sociedade cada vez mais justa, ética, solidária, fraterna e equânime para todas as pessoas; independentemente de classe social, raça, etnia, gênero sexual e/ou crença religiosa. E que seja, de fato, identificada, lida, relida, legitimada, valorizada, divulgada, (re)conhecida e referenciada pelos(as) profissionais da educação em geral. Excelente leitura a todos e todas!
LER GRÁTIS https://bit.ly/3lFVk1j
A obra EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19 nos apresenta importantes reflexões sobre os novos desafios que estávamos protelando sobre uma educação a distância ou sobre o uso das tecnologias dentro de sala de aula como recursos pedagógicos. A pandemia ao mesmo tempo que nos mergulha num isolamento, nos abre um leque de novas possibilidades para se pensar a educação na contemporaneidade. É também um momento propício para se pensar a solidariedade e a amizade. Se não bastassem as dificuldades enfrentadas em sala de aula presencial, agora as famílias e alunos em geral precisaram se adaptar às novas metodologias, recursos tecnológicos e os problemas que seu uso, ou falta, lhes impõe. As tecnologias que anteriormente eram “mal” vistas dentro do ambiente acadêmico por alguns professores, pois dispersavam os alunos, agora é a forma que a maioria utiliza para se comunicar, ou seja, as relações educacionais mudaram radicalmente e todos, sem exceção, também precisaram se atualizar. Mas infelizmente essa atualização não está ao alcance de todos. Assim, nesta obra encontraremos em cada capítulo, desenvolvidos por seus respectivos autores excelentes reflexões sociais, políticas, econômicas e educacionais acerca do Covid-19. É um legado de aprendizado que deixamos para a posteridade e esperamos que em breve todas estas problemáticas estejam dirimidas para o bem de todos nós. Somente assim, com este espírito de amizade conseguiremos superar o animale diabólicus, ou seja, superar as dificuldades a partir das relações de colaboração mútua.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/3kiqryD
O presente livro é fruto de pesquisas científicas envolvendo aspectos de gênero, diversidade sexual e violências. O objetivo é dialogar com estudantes e profissionais de várias áreas, contribuindo para a possibilidade de um pensamento mais justo em relação a todas as vivências. Defendemos que as instituições de ensino – sobretudo as públicas – devem ser um lócus de práticas democráticas, socialmente referenciadas, envolvendo os aspectos de gênero e diversidade sexual, mostrando as mais variadas facetas da violência.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2RTDDhi
Esta coletânea objetiva socializar práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica, recorrendo à perspectiva da pedagogia histórico-crítica, em alinhamento às Diretrizes Curriculares Estaduais no âmbito do estado do Paraná que, no entendimento dos autores, foram produzidas num amplo debate junto aos docentes e técnicos pedagógicos, numa outra agenda política e num outro contexto de país. Com o propósito tácito de apresentar práticas pedagógicas que interrogam as estruturas políticas, com o modo de produção e suas forças produtivas, materializadas na contradição entre capital e trabalho, a presente obra tece contribuições para se pensar possibilidades reais de uma formação de ganho crítico-emancipatório para estudantes e profissionais da educação e marca a recusa de uma política que vem na contramão, denominada de Base Nacional Comum Curricular. O verso e reverso das práticas pedagógicas na educação básica apresenta um conjunto de doze artigos que mergulham no cotidiano da escola pública e, através dos relatos de experiências e ensaios teóricos produzidos na forma de trabalho associado entre professores, técnicos pedagógicos e estudantes, tecem uma trama textual analítica das possibilidades e limites da produção de uma escola pública de qualidade social. Para isso, cada artigo, procura interrogar com os eixos da política e da educação.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2RSyqGn
There are no reviews yet.