CHAMADA PARA ARTIGO/CAPÍTULO DE LIVROS (impresso + e-book)
COM PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA
MAIO/JUNHO/JULHO/JULHO/AGOSTO
PESQUISAS E ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E ENSINO: Saberes e Práticas com Novos Olhares até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
ESTUDOS SOBRE LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES: Ensino, Pesquisa e Práticas – Vol. 7 até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM PSICOLOGIA: Ensino, Ciência e Profissão – Vol. 7 até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
GÊNERO E DIVERSIDADE EM FOCO: Diálogos e reflexões necessárias – VoL. 4 até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
TEMAS EM DIREITOS HUMANOS: Entre Vozes, Saberes e Perspectivas – Vol. 8 até 19-06-2025
EMENTA AQUI
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DEBATE: Superando Limites, Expandindo Possibilidades – Vol. 2 até 19-06-2025
EMENTA AQUI
MULHERES DO BRASIL: Empoderamento, Resistência e (Im)Possibilidade – Vol. 8 até 19-06-2025
EMENTA AQUI
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: Múltiplos olhares até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA: Teoria e Prática até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
GEOGRAFIA EM FOCO: Abordagens teóricas e práticas até 19-06-2025
EMENTA AQUI
MATEMÁTICA E SUAS CONEXÕES: Práticas, Desafios e Inovações até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
POLÍTICAS PÚBLICAS: Diálogos, Experiências e Desafios – Vol. 6 até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EM CONEXÃO: Do Saber ao Fazer até 19-06-2025
EMENTA AQUI publicação confirmada
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS EMANCIPATÓRIAS: Um olhar para o trabalho pedagógico em sala de aula até 19-06-2025
EMENTA AQUI
TEMAS EM ENFERMAGEM NA SAÚDE E EDUCAÇÃO: Desafios, contribuições, saberes e práticas – Vol. 2 até 19-06-2025
EMENTA AQUI
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS até 19-06-2025
EMENTA AQUI
MUNDOS INSÓLITOS – A construção de mundos na literatura de fantasia: maravilhoso — fantástico — estranho — nonsense — ficção científica até 19-06-2025
EMENTA AQUI
PROFISSÃO PROFESSOR: Dimensão formativa, saberes e o desenvolvimento profissional até 19-06-2025
EMENTA AQUI
DIVÃ CONTEMPORÂNEO: E e a Psicanálise com isso? até 19-06-2025
EMENTA AQUI
PRODUTOS EDUCACIONAIS EM ANÁLISE: Construindo Saberes, Conectando Experiências até 19-06-2025
EMENTA AQUI
EDUCAÇÃO E ENSINO EM PERSPECTIVAS: Metodologias, Inovações e Práticas – Vol. 2 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
NARRATIVAS DO AGORA: Perspectivas e Olhares sobre o Mundo Contemporâneo até 25-06-2025
EMENTA AQUI
DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: Novos rumos teóricos e práticos até 25-06-2025
EMENTA AQUI
ENSINO DE FILOSOFIA: Conhecer o mundo e descobrir a si mesmo – Vol. 3 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR EM FOCO: Encontrando a Harmonia, Despertando o Equilíbrio, Cultivando a Resiliência até 25-06-2025
EMENTA AQUI
MATEMÁTICA NÃO É MÁ TEMÁTICA: Relatos de experiências – Vol. 2 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
ENSINO DE HISTÓRIA: Experiências Pedagógicas, Práticas Docentes e Saberes Históricos até 25-06-2025
EMENTA AQUI
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE: Reflexões e Desafios Contemporâneos até 25-06-2025
EMENTA AQUI
RACISMO E ANTIRRACISMO: Desconstruir Preconceitos e Construir Diálogos até 25-06-2025
EMENTA AQUI
SAÚDE E EDUCAÇÃO: Construindo Saberes, Diálogos e Práticas até 25-06-2025
EMENTA AQUI
METODOLOGIAS ATIVAS: Potencialidades Pedagógicas até 25-06-2025
EMENTA AQUI
PAULO FREIRE: Um educador para contextos e tempos atuais – Vol. 3 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
POLÍTICA EM FOCO: O melhor embate é o debate – Vol. 5 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Diálogo entre saberes e práticas – Vol. 2 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
DIREITO E SOCIEDADE: Reflexões teóricas e práticas – Vol. 3 até 25-06-2025
EMENTA AQUI
ENSINO DE CIÊNCIAS: Da Investigação às Práticas até 25-06-2025
EMENTA AQUI
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Políticas públicas e formação de professores até 25-06-2025
EMENTA AQUI
COM A PALAVRA, O PROFESSOR: Saberes Praticados, Tempos Habitados e Histórias Vividas até 25-06-2025
EMENTA AQUI
Formação Docente no Combate aos Maus-Tratos e à Violência Sexual Infantil no Contexto Escolar até 25-06-2025
EMENTA AQUI
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: Saberes, fazeres e práticas como ferramenta pedagógica até 25-06-2025
EMENTA AQUI
SUS EM PERSPECTIVA: Da Atenção Primária à Complexidade do Cuidado até 25-06-2025
EMENTA AQUI
SABERES HISTÓRICOS NA CONTEMPORANEIDADE: Temas, Abordagens e Perspectivas até 25-06-2025
EMENTA AQUI
EXPERIÊNCIAS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Inovação e Resiliência na Agricultura Moderna até 25-06-2025
EMENTA AQUI
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM DEBATE: Entre riscos e potencialidades até 23-07-2025
EMENTA AQUI
INTERFACES ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO: Saberes, Práticas e Olhares Interdisciplinares – Vol. 6 até 23-07-2025
EMENTA AQUI
GÊNERO E SEXUALIDADE: Debates contemporâneos até 23-07-2025
EMENTA AQUI
ENSAIOS NAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E AGRÁRIAS: Pesquisa e Desafios e Perspectivas – Vol. 5 até 23-07-2025
EMENTA AQUI
PSICOLOGIA de A a Zen: Reflexões sobre Ciência, Ensino e Prática até 23-07-2025
EMENTA AQUI
SAÚDE EM FOCO: Saberes, experimentos e olhares interdisciplinares até 23-07-2025
EMENTA AQUI
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Contextos e práticas na educação básica até 23-07-2025
EMENTA AQUI
ENSINO REMOTO, EaD e HÍBRIDO: Entre Consensos e Dissensos até 23-07-2025
EMENTA AQUI
ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA: Perspectivas e desafios até 23-07-2025
EMENTA AQUI
HISTÓRIA, MEMÓRIA & PATRIMÔNIO CULTURAL até 20-08-2025
EMENTA AQUI
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL até 20-08-2025
EMENTA AQUI
DIREITO E PROCESSO CIVIL: Fundamentos e Desafios até 20-08-2025
EMENTA AQUI
EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PÓS-PANDEMIA: Virando a Página e Ensinando a Lição até 20-08-2025
EMENTA AQUI
TRABALHO, SAÚDE E GÊNERO: Perspectivas e Reflexões Interdisciplinares até 20-08-2025
EMENTA AQUI
PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM até 20-08-2025
EMENTA AQUI
3) SERVIÇOS INCLUÍDOS
A obra será preparada, editada e publicada pela Editora BAGAI. O processo incluirá a diagramação e finalização artística das versões impressa e digital, criação da capa, registro de dois ISBNs (impresso e digital), elaboração de um índice remissivo, atribuição do Código de Barras, Ficha Catalográfica, além da participação de um Conselho Editorial formado exclusivamente por doutores de diferentes nacionalidades. Adicionalmente, a obra passará pela avaliação por pares e contará com a inserção de QR Codes para acesso complementar a conteúdos digitais.
4) CARACTERÍSTICAS DA OBRA
Dimensões do formato fechado: 14,0 x 21,0 cm. A capa será colorida enquanto o miolo será impresso em papel preto e branco.
5) NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
Os capítulos devem ter entre 8 e 12 páginas em papel A4, no formato Word, com espaçamento entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Os parágrafos devem ter tabulação de 1,25 cm, sem espaçamento entre eles, utilizando fonte Arial, tamanho 12. O título deverá estar centralizado, em negrito e em caixa alta.
Não incluir resumo, palavras-chave, abstract ou resumen.
Cada capítulo pode ter no máximo 6 (seis) autores. Os nomes dos autores devem ser posicionados abaixo do título, alinhados à direita, e acompanhados por uma nota de rodapé em numeração arábica. Essa nota deve incluir a maior titulação alcançada (mesmo em andamento), o vínculo institucional e um link do Lattes ou ORCID. As notas devem ser escritas em Arial, tamanho 10, com espaçamento simples e um máximo de 150 caracteres (incluindo espaços) por autor.
Estrutura do texto: TÍTULO, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONSIDERAÇÕES e REFERÊNCIAS.
Citações diretas com até 3 linhas devem ser integradas ao corpo do texto e colocadas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e número da página entre parênteses (SOBRENOME, ano, p. XX).
Citações com mais de 4 linhas devem ser destacadas do texto principal, sem aspas, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, entrelinhas simples, utilizando fonte Arial tamanho 11, e devidamente acompanhadas da fonte (SOBRENOME, ano, p. YY).
Imagens, mapas e ilustrações (limite de 2 por capítulo) devem ser enviadas com a fonte de acordo com a norma ABNT (NBR 6023). Os direitos de publicação são de responsabilidade dos autores, e, no caso de fotos com crianças ou adolescentes, deve ser apresentada uma autorização para publicação. Obs.: o miolo do livro será preto e branco.
É de responsabilidade exclusiva dos autores garantir a originalidade da pesquisa (não é permitido plágio ou capítulos escritos parcialmente ou integralmente pela inteligência artificial).
A revisão ortográfica e gramatical, bem como a adequação às normas ABNT (NBR 6023), é responsabilidade dos autores. Revisões mais aprofundadas poderão ser solicitadas à editora por valores adicionais.
Caso o texto tenha sido publicado anteriormente em periódico ou evento, essa informação deverá ser mencionada após as referências.
Após a aprovação, os autores receberão uma autorização para publicação, que deve ser assinada por todos e enviada de volta à editora junto com a data de vencimento das parcelas (até 2 vezes). Os boletos bancários serão encaminhados por e-mail.
6) INVESTIMENTOS E PRAZOS
A Editora BAGAI não realizará a comercialização da obra, que será disponibilizada em formato open access (acesso livre), sem fins lucrativos. A divulgação será feita por meio de seus próprios canais eletrônicos ou de terceiros, com envio aos autores, que também poderão promovê-la. Além disso, cada capítulo dará direito a: i) 3 (três) exemplares impressos, independentemente do número de autores, enviados pelos Correios; e ii) um arquivo digital em formato e-book, enviado por e-mail para que os autores possam compartilhá-lo com seus contatos. Há também a possibilidade de aquisição de exemplares adicionais até o encerramento do prazo da chamada.
A Editora BAGAI tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso e a disseminação das pesquisas e do conhecimento científico. Para viabilizar este processo, é necessário um investimento de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por capítulo, independentemente do número de autores (limite de três), para cobrir os custos de registro da obra e sua divulgação. O pagamento será realizado exclusivamente por boleto bancário, com a possibilidade de parcelamento em até 2 vezes.
Prazo para submissão: verificar na ementa.
Previsão de publicação da obra: verificar na ementa.
Os artigos/capítulos devem ser enviados para: contato@editorabagai.com.br
Observação: o título da obra e o nome do organizador podem ser alterados a critério da Editora BAGAI, sem aviso prévio.
www.editorabagai.com.br
https://www.facebook.com/editorabagai/
https://www.instagram.com/editorabagai/
Whatsapp 41 98807-5454
CONSELHO EDITORIAL
Dr. Adilson Tadeu Basquerote – UNIDAVI
Dr. Claudino Borges – UNIPIAGET – CABO VERDE
Dr. Anderson Luiz Tedesco – UNOCHAPECÓ
Dra. Andréa Cristina Marques de Araújo – CESUPA
Dra. Andréia de Bem Machado – FMP
Dra. Andressa Graziele Brandt – IFC – UFSC
Dr. Antonio Xavier Tomo – UPM – MOÇAMBIQUE
Dra. Camila Cunico– UFPB
Dr. Carlos Alberto Ferreira – UTAD – PORTUGAL
Dr. Carlos Luís Pereira – UFES
Dr. Cledione Jacinto de Freitas – UFMS
Dra. Clélia Peretti – PUCPR
Dra. Dalia Peña Islas – Universidad Pedagógica Nacional – MÉXICO
Dra. Daniela Mendes V da Silva – SEEDUCRJ
Dr. Deivid Alex dos Santos – UEL
Dra. Denise Rocha – UFU
Dra. Elisa Maria Pinheiro de Souza – UEPA
Dra. Elisângela Rosemeri Martins – UESC
Dra. Elnora Maria Gondim Machado Lima – UFPI
Dr. Ernane Rosa Martins – IFG
Dra. Flavia Gaze Bonfim – UFF
Dr. Francisco Javier Cortazar Rodríguez – Universidad Guadalajara – MÉXICO
Dr. Francisco Odécio Sales – IFCE
Dra. Geuciane Felipe Guerim Fernandes – UENP
Dr. Hélder Rodrigues Maiunga – ISCED-HUILA – ANGOLA
Dr. Helio Rosa Camilo – UFAC
Dra. Helisamara Mota Guedes – UFVJM
Dr. Humberto Costa – UFPR
Dra. Isabel Maria Esteves da Silva Ferreira – IPPortalegre – PORTUGAL
Dr. João Paulo Roberti Junior – UFRR
Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira – PUC-SP
Dr. Jorge Carvalho Brandão – UFC
Dr. Juan Eligio López García – UCF-CUBA
Dr. Juan Martín Ceballos Almeraya – CUIM-MÉXICO
Dr. Juliano Milton Kruger – IFAM
Dra. Karina de Araújo Dias – SME/PMF
Dra. Larissa Warnavin – UNINTER
Dr. Lucas Lenin Resende de Assis – UFLA
Dr. Luciano Luz Gonzaga – SEEDUCRJ
Dra. Luísa Maria Serrano de Carvalho – Instituto Politécnico de Portalegre/CIEP-UE – PORTUGAL
Dr. Luiz M B Rocha Menezes – IFTM
Dr. Magno Alexon Bezerra Seabra – UFPB
Dr. Marciel Lohmann – UEL
Dr. Márcio de Oliveira – UFAM
Dr. Marcos A. da Silveira – UFPR
Dra. María Caridad Bestard González – UCF-CUBA
Dra. Maria Lucia Costa de Moura – UNIP
Dra. Marta Alexandra Gonçalves Nogueira – IPLEIRIA – PORTUGAL
Dra. Nadja Regina Sousa Magalhães – FOPPE-UFSC/UFPel
Dr. Nicola Andrian – Associação EnARS, ITÁLIA
Dra. Patricia de Oliveira – IFBA
Dr. Paulo Roberto Barbosa – FATEC-SP
Dr. Porfirio Pinto – CIDH – PORTUGAL
Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann Technische Universität Braunschweig – ALEMANHA
Dr. Rogério Makino – UNEMAT
Dr. Reginaldo Peixoto – UEMS
Dr. Ricardo Cauica Ferreira – UNITEL – ANGOLA
Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto – UNICENTRO
Dra. Rozane Zaionz – SME/SEED
Dr. Samuel Pereira Campos – UEPA
Dr. Stelio João Rodrigues – UNIVERSIDAD DE LA HABANA – CUBA
Dra. Sueli da Silva Aquino – FIPAR
Dr. Thiago Perez Bernardes de Moraes – UNIANDRADE/UK-ARGENTINA
Dr. Tiago Tendai Chingore – UNILICUNGO – MOÇAMBIQUE
Dr. Tomás Raúl Gómez Hernández – UCLV e CUM – CUBA
Dr. Walmir Fernandes Pereira – FLSHEP – FRANÇA
Dr. Willian Douglas Guilherme – UFT
Dra. Vanessa Freitag de Araújo – UEM
Dr. Yoisell López Bestard- SEDUCRS