CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA
A presente obra traz luz o processo didático no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental no contexto da modalidade de ensino Educação Escolar Indígena, essa é uma realidade afirmada pela atual Constituição de 1988 e outros avançados Marcos legais educacionais atuais, dentre eles destaca-se o Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas de 1998. O ensino de Ciências na educação escolar indígena busca estabelecer um elo entre suas ciências ancestrais presentes nas 305 etnias distribuídas no território brasileiro, tendo como eixo estruturante uma educação e ensino em Ciências específico, diferenciado, intercultural, bilíngue, comunitário e inclusivo. Ensinar e aprender Ciências é descrito nesta presente obra sendo uns componentes curriculares primordiais para os povos indígenas em decorrência das comunidades indígenas do Brasil situar-se em terras indígenas e nessas carregarem suas ciências ancestrais transmitidas pela oralidade de geração em geração. A perspectiva atual do ensino de Ciências nos territórios indígenas é promover um ensino de Ciências ancorado na teoria Histórico -Cultural ,na pedagogia libertadora freireana e em diversas e inovadoras propostas metodológicas tais como contextualização sociocultural, aulas práticas no laboratório vivo presentes na flora, fauna , astronomia, rios, artesanatos, pinturas corporais. Um ensino de Ciências com autonomia para construção dos seus currículos de ciências com base nas unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que esse ensino promova além das aprendizagens essenciais, a alfabetização cientifica para aplicação dos alunos indígenas desses conhecimentos em sua vida e para melhoria da vida de sua comunidade.
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