, , ,

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE TOXOPLASMOSE PARA O ESTADO DO PIAUÍ


As interações humanas relacionam-se com o universo da toxoplasmose, essa infecção parasitária que pode afetar humanos e animais. A infecção por Toxoplasma gondii é hoje muito disseminada ao redor do mundo, especialmente no Brasil. O presente livro trata desse parasita e da doença por ele causada, a toxoplasmose, e expõe os diferentes aspectos relacionados ao tema. São apresentados nesse livro o ciclo evolutivo, a epidemiologia, o diagnóstico, o quadro clínico e o tratamento, em uma objetiva revisão sobre o assunto, que se encontra subdividido por período de contaminação da doença. Além de uma completa revisão, a obra também traz para o leitor o que há de mais atual no conhecimento científico acerca da toxoplasmose e do Toxoplasma gondii. O livro expõe os campos do conhecimento sobre o agente etiológico e a doença, apresentando aspectos atuais sobre os tratamentos disponíveis para cada fase da vida em que o ser humano é contaminado. Em 1937 foi demonstrada evidências de que o Toxoplasma gondii é um parasita intracelular obrigatório, isto é, ele só se multiplica no interior de células do animal infectado. E somente nos anos 1970 desvendou-se o ciclo desse protozoário, do qual o gato é hospedeiro definitivo. As fezes de gatos infectados contêm formas do parasita que podem contaminar água, ar, solo, e alimentos, e, assim, ser transmitidas a outros animais, incluindo aves, bovinos e suínos. O homem contrai a infecção por duas rotas principais: oral (pela ingestão de água e alimentos contaminados, assim como da carne crua e mal passada) e congênita (de mãe para filho, durante a gestação). A toxoplasmose congênita é a mais grave e notável das manifestações da doença, pois a forma congênita da doença leva a má formação fetal e/ou aborto. Detectar a infecção de forma precoce é fundamental para prevenir sequelas. O rastreio da toxoplasmose faz parte das consultas de planejamento da gravidez e do pré-natal, que devem ser realizadas regularmente, por isso há a necessidade de ferramentas dinâmicas, o livro E-book é hoje uma importante ferramenta para consulta rápida, sendo eficaz as suas consultas e pode auxiliar bastante os profissionais da saúde que o utilizarem, principalmente os que trabalham em municípios distantes da capital. O foco deste Manual é alcançar esses profissionais onde eles estiverem para que eles tenham uma resposta rápida.

LEIA AQUI

SOBRE OS AUTORES

MÔNICA DA SILVA PINTO CRONEMBERGER 

Graduação em ENFERMAGEM pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí NOVAFAPI (2006). Especialização em Saúde da Família pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí -NOVAFAPI (2007). Especialização em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2007). Especialização em Epidemiologia Aplicada às Emergências de Saúde Pública-Escola Nacional de Saúde Pública ENSP-FIOCRUZ (2012). Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica CEEO (Rede Cegonha – Universidade Federal do Piauí-UFPI 2015). Especialização em Vigilância em Saúde-Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) 2017. Gerente de Enfermagem do HOSPITAL JOÃO LUIS DE MORAES-DEMERVAL LOBÃO-PI (2006 a 2010). Coordenadora dos Programas de Saúde no Município de Uruçuí – PI (Maio a Dezembro de 2008), onde desempenhou também a função de Enfermeira do CAPS 1 (Centro de A tenção Psicossocial – Maio a Dezembro de 2006) e Enfermeira do PSF (Programa de Saúde da Família – 2006 a 2008). Secretária de Saúde do município de Bertolinia -PI (2009 a 2010). Coordenadora CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) do Estado do Piauí 2010-2012. Gerente de Enfermagem Hospital Geral Promorar (NOVEMBRO 2014 A MAIO 2015), Enfermeira Plantonista da Maternidade Olavo Mendes Carvalho (2010-2020); Área Técnica dos Núcleos Hospitalares do Estado do Piauí (2016-2018). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família; Epidemiologia; Terapia Intensiva, Obstetrícia e Maternidade. Atualmente atua no Município de Teresina como Enfermeira Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Geral do Promorar (desde 2010); Enfermeira Técnica da SESAPI – Secretaria de Estado da Saúde do Piauí / GVS – Gerência de Vigilância em Saúde/ AT CIEVS-Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (desde 2018). Cursando Mestrado Profissional Ciências Aplicadas à Saúde – Medicina III UNIVAS (2023-2024).  Possui projetos desenvolvidos seguintes linhas de atuação científico-tecnológicas: Epidemiologia, Doenças Transmissíveis.

ADRIANA RODRIGUES DOS ANJOS MENDONÇA

Graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Análises Clínicas-Hematologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Estágio Pós-doutoral em andamento pelo Programa de pós-graduação em Cirurgia Translacional da UNIFESP. Professora do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CnPq, DT-2. Possui projetos desenvolvidos seguintes linhas de atuação científico-tecnológicas: Gestão e qualidade em lesões teciduais, Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais, Fitoterapia e Plantas medicinais em lesões teciduais.

GERALDO MAGELA SALOMÉ

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Passos. Especialização em Enfermagem Dermatológica pela Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia. Especialização em Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde pela Faculdade Unyleya. Especialização em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Faculdade integrada. Especialização em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Doutorado em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo com Bolsa pela CAPES. Docente do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde. Líder do Grupo de pesquisa (CNPq), da Universidade do Vale do Sapucaí: Gestão em tecnologia e inovação na prevenção tratamento e qualidade de vida de pessoas com feridas, ostomizados? Linha de pesquisa: Gestão e qualidade em lesões teciduais, Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais. Auxílio à Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), modalidade Universal. Edital 001/2017 – demanda universal. Processo N: CDS – APQ-00235-17. Apoio à pesquisa: Projeto: Construção e validação de um algoritmo e desenvolvimento de aplicativo para auxiliar na prevenção de lesões cutâneas direcionado à segurança do paciente. Apoio técnico e científico pela Lumabyte Tecnologies ao projeto de pesquisa titulado “Sistematização da assistência de enfermagem aplicada às doenças tropicais negligenciadas na Amazônia brasileira: desenvolvimento de software do mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí. Membro da Câmara da pesquisa de Pró Reitoria de Pós-graduação e pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí. Membro da Comissão Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí. Conselheiro Universitário (CONSUI) da Universidade do Vale do Sapucaí. Membro da Comissão de estágio da Graduação em Enfermagem do Universidade do Vale do Sapucaí. Membro DO COLEGIADO DO CURSO DE GRANDUAÇÃO EMENFERMAGEM DA UNIVÁS. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, DT-2. Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí.

 

Based on 0 reviews

0.0 overall
0
0
0
0
0

Be the first to review “MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE TOXOPLASMOSE PARA O ESTADO DO PIAUÍ”

There are no reviews yet.