A língua portuguesa trazida para o Brasil pelos portugueses distanciou-se da língua falada em Portugal a partir do momento em que, no espaço lusitano, era influenciada pela cultura francesa bastante prestigiada na época, enquanto, em no solo brasileiro, recebia influências dos índios, africanos e imigrantes diversos.
Alguns matizes desse percurso multifacetado são enfatizados pelos treze artigos que compõem o dossiê temático da obra. Os artigos, com focos diversos, além de discutirem questões pertinentes à diacronia da língua portuguesa, contribuem para a formação de um painel sobre a identidade linguística do português brasileiro e, consequentemente, motivam reflexões sobre as origens, características, formação vernácula lexical, morfologia, sintaxe e variação do português no Brasil.
Os artigos, nessa perspectiva, trazem, à roda de discussões, assuntos concernentes aos estudos de diversos fenômenos significativos para a compreensão da história evolutiva da língua. A elaboração dos mesmos é resultado de leituras e investigações de estudiosos que acolhem a pesquisa em seu fazer pedagógico, com o objetivo de elucidar e argumentar sobre o importante papel da história para a compreensão do fenômeno linguístico como parte integrante da cultura de um povo.
A obra, além da divulgação de estudos realizados com base em pesquisas pedagógicas que, ultrapassando a empiria, recorre ao conhecimento científico, constitui-se em instrumental passível de ser fonte de estudos para outros pesquisadores que também estejam preocupados em desvendar, ainda mais, sobre a trajetória da língua Portuguesa falada no Brasil.
Ler os artigos contidos nesta obra é adentrar nos encantos de um idioma que nasceu distante do Brasil, mas que, ao chegar a solo brasileiro, começou a crescer mediante o contato com as línguas nativas; depois, com as dos africanos escravizados e as dos muitos estrangeiros que fizeram deste País o seu lar e, desde então, vem se transformando e evoluindo nos falares do povo, na literatura nacional e no conhecimento brasileiro acerca do português no Brasil.
O trabalho resultante adveio do academicismo científico e histórico, característico dos estudos linguísticos, entretanto, há de se observar que, os artigos foram escritos com base não só em pesquisas, mas no reconhecimento de palavras e expressões comuns aos falantes do idioma; no domínio que se tem dele nas conversas com os informantes; no prazer de pertencer a uma comunidade de fala e na construção de novos conhecimentos que buscam desvendar a beleza do idioma usado pelos brasileiros.
Que esta seja uma obra passível de continuidade e que o leitor, dela, desfrute como um viajante no tempo, que consegue perceber os arcaísmos, neologismos, variações e nuances do idioma em uso que permite a comunicação entre os falantes de Norte a Sul do Brasil.
LEIA GRÁTIS AQUI
There are no reviews yet.