AUTORES DA OBRA
Brendha Zancanela Santos
Nathaly Ellen Bonow
Luciana de Souza Nunes
Débora Nunes Mario Saraçol
Rita de Cássia Fossati Silveira Evaldt
Lílian Moraes Ferreira
Cláudio Barzoni Crespo
Sandro Alex Evaldt
A área de Microbiologia e Infectologia, dentro das Universidades, representam matérias de grande extensão. Contudo, o constante estudo e aprendizado acerca das Doenças infecctocontagiosas do Brasil é de grande importância para a formação dos profissionais em saúde. Assim, surgiu a ideia de, através de Mapas Mentais, poder sintetizar e simplificar tais conteúdos. Sem, todavia, perder valor acadêmico. E assim compartilhar conhecimento sobre Microbiologia e Doenças Infecciosas e estimular seu estudo.
LEIA AQUI
AUTORES DA OBRA
Brendha Zancanela Santos
Nathaly Ellen Bonow
Luciana de Souza Nunes
Débora Nunes Mario Saraçol
Rita de Cássia Fossati Silveira Evaldt
Lílian Moraes Ferreira
Cláudio Barzoni Crespo
Sandro Alex Evaldt
Esta coletânea objetiva socializar práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica, recorrendo à perspectiva da pedagogia histórico-crítica, em alinhamento às Diretrizes Curriculares Estaduais no âmbito do estado do Paraná que, no entendimento dos autores, foram produzidas num amplo debate junto aos docentes e técnicos pedagógicos, numa outra agenda política e num outro contexto de país. Com o propósito tácito de apresentar práticas pedagógicas que interrogam as estruturas políticas, com o modo de produção e suas forças produtivas, materializadas na contradição entre capital e trabalho, a presente obra tece contribuições para se pensar possibilidades reais de uma formação de ganho crítico-emancipatório para estudantes e profissionais da educação e marca a recusa de uma política que vem na contramão, denominada de Base Nacional Comum Curricular. O verso e reverso das práticas pedagógicas na educação básica apresenta um conjunto de doze artigos que mergulham no cotidiano da escola pública e, através dos relatos de experiências e ensaios teóricos produzidos na forma de trabalho associado entre professores, técnicos pedagógicos e estudantes, tecem uma trama textual analítica das possibilidades e limites da produção de uma escola pública de qualidade social. Para isso, cada artigo, procura interrogar com os eixos da política e da educação.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2RSyqGn
Este livro traz a lume a temática de formação de professores(as) e é resultado de esforços, competências profissionais, estudos (individuais e coletivos), pesquisas acadêmico-científicas, investigações empíricas, inquietações pessoais, relatos de experiências e práticas pedagógicas docentes desenvolvidas por ilustres pesquisadores(as) em Educação e áreas afins, educadores(as), professorandos(as) e professores(as) bacharéis, licenciados(as), tecnólogos(as), especialistas, mestres(as), doutores(as) e pós-doutores(as) brasileiros(as) com ampla experiência profissional na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e também no Ensino Superior, junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A compilação dos primorosos vinte e dois artigos acadêmico-científicos que o engendra apresenta em seu bojo assuntos alusivos à formação de docentes, os quais são abordados de forma analítica e crítico-reflexiva sob diferentes matizes, facetas, nuances e perspectivas; a saber: educação especial inclusiva, formação inicial e continuada/permanente, instituições educacionais de formação professoral, docência em disciplinas escolares específicas, pesquisa científica na prática pedagógica docente, discursos ideológicos, identidade profissional docente, saberes da docência, profissionalização docente, docência na educação a distância, competências da profissão docente, tecnologias educacionais midiáticas, legislações e políticas públicas educacionais, planejamento curricular e relações étnico-raciais. Neste sentido, a obra científica em questão é de cabedal importância, valor inestimável, significado ímpar, leitura relevante e utilização recomendável em todos os cursos de formação inicial e continuada de docentes, podendo servir como rica fonte inspiradora para estudos individuais e coletivos, seminários temáticos, debates, grupos de estudos científicos e realização de novas pesquisas acadêmico-científicas na área educacional. Quiçá que esta belíssima coletânea possa, direta ou indiretamente, contribuir para a ampliação do arcabouço teórico-científico já existente na subárea de formação de professores(as) – agentes calidoscópios da educação –, bem como servir de valioso instrumento para a melhoria qualiquantitativa da educação escolar brasileira, socialização/democratização de conhecimentos científicos e construção de uma sociedade cada vez mais justa, ética, solidária, fraterna e equânime para todas as pessoas; independentemente de classe social, raça, etnia, gênero sexual e/ou crença religiosa. E que seja, de fato, identificada, lida, relida, legitimada, valorizada, divulgada, (re)conhecida e referenciada pelos(as) profissionais da educação em geral. Excelente leitura a todos e todas!
LER GRÁTIS https://bit.ly/3lFVk1j
A obra EDUCAÇÃO DIGITAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Volume II apresenta que, a exemplo da metáfora do filósofo alemão Nietzsche, temos a possibilidade de escolher ser somente o Viajante, como aquele ou aquela que busca o conhecimento definido, pronto e acabado. Em outras palavras, é aquele ou aquela que já tem uma meta estabelecida, padronizada. Ou, irmos mais além, nos desafiarmos, a ser o Andarilho do conhecimento, aquele que nas palavras de Nietzsche: é o sem cidade, sem pátria, o andarilho é aquele que desaprendeu a amar seu povo, porque ele quer amar muitos povos. Acredito que o leitor nesta obra, poderá assumir sim, a condição do Andarilho e se permitir refletir sobre aquilo que não nos é habitual, corriqueiro ou comum. Mas, necessário, e urgente na educação digital, as práticas pedagógicas. Os autores dos capítulos se desafiaram a ser Andarilhos, e você caro ou cara leitor ou leitora, pretende ser Viajante ou Andarilho?
BAIXAR GRÁTIS https://bit.ly/37ERZcq
O presente livro é fruto de pesquisas científicas envolvendo aspectos de gênero, diversidade sexual e violências. O objetivo é dialogar com estudantes e profissionais de várias áreas, contribuindo para a possibilidade de um pensamento mais justo em relação a todas as vivências. Defendemos que as instituições de ensino – sobretudo as públicas – devem ser um lócus de práticas democráticas, socialmente referenciadas, envolvendo os aspectos de gênero e diversidade sexual, mostrando as mais variadas facetas da violência.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2RTDDhi
O livro “Formação inicial e continuada de professores: políticas e desafios” reúne uma série de textos escritos por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior – públicas e privadas, cujo objetivo é discutir a formação inicial e continuada de professores, a partir das políticas educacionais brasileiras que, por hora, representam um grande desafio para a melhoria da qualidade da educação básica. A formação inicial ocorre nos cursos de licenciatura em diversas áreas, mas, de acordo com os estudos aqui apresentados, por mais que as instituições de ensino superior vêm aperfeiçoando os currículos e os processos formativos, trata-se de um processo que exige continuidade ao longo da vida profissional do docente, por meio da formação continuada que ocorre em diferentes momentos e espaços.
Embora, somente a formação inicial e continuada não garantam a resolução dos problemas educacionais que existem no contexto brasileiro, muitos ações, como as apresentadas no conjunto de textos desse livro, têm feito a diferença nos processos formativos de professores e, por isso, apresenta-las, contribui para leituras e modelos de trabalho tanto para estudantes como para profissionais já graduados que buscam pelo aperfeiçoamento e outras aprendizagens para o desenvolvimento profissional, de forma a melhorar seus processos formativos, melhor compreender as políticas educacionais, assim como a importância da formação nos níveis teórico e prático.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/3jE1JIZ
There are no reviews yet.