AUTORES DA OBRA
Anderson Bosco
Claudia Bianchi Progetti
Ivaldo Moreira
Jorge Luis da Hora Jesus
Luís Fernando Ferreira de Araújo
Robson A. Santos
Rodrigo Matiskei
Tereza Elisabete Imperiale
O ensino remoto, necessariamente, pela sua construção já utiliza ferramentas que estão inseridas para que o aluno não esteja somente na web, mas que permaneça conectado para sua aprendizagem. Para que assim executem tarefas e formulem seus questionamentos e sua própria visão crítica. Entendemos que ao aplicar um sistema remoto de ensino durante uma pandemia e com isso inserir alunos neste processo requer uma ampla e necessária contribuição de ambas as partes, portanto, deve-se treinar e desenvolver todos os setores da aprendizagem.
LEIA AQUI
AUTORES DA OBRA
Anderson Bosco
Claudia Bianchi Progetti
Ivaldo Moreira
Jorge Luis da Hora Jesus
Luís Fernando Ferreira de Araújo
Robson A. Santos
Rodrigo Matiskei
Tereza Elisabete Imperiale
A obra EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19 é a tentativa de desenvolver uma leitura no coletivo a respeito do fenômeno da pandemia e os seus impactos nos contextos educativos. Tendo inspiração em duas narrativas do filósofo Walter Benjamim, tais narrativas se caracterizavam como histórias de marinheiros e histórias de camponeses, as primeiras histórias tratavam de feitos bizarros, grandiosos, misteriosos, quase inacreditáveis, ocorridos em lugares longínquos, sempre distantes […]. Já as histórias de camponeses, ocorriam como fatos próximos, familiares, dos nossos cotidianos. Tais tipos de narrativas nos aproximam da problemática construída nos diversos capítulos da obra, porque se propõem pensar sobre os aspectos humanos e sociais de realidades diferentes do Brasil e de outros países, e a perspectivar que tipo de sociedade desejamos ou teremos após essa pandemia do Covid19, ora isto não trata-se de histórias de marinheiros, mas sim de histórias de camponeses, pois os autores dos capítulos trazem as mais profundas preocupações e reflexões acerca da dimensão humana e do viver ético.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/35xS5U3
No atual contexto socioeduacional, no qual ensinamos uma geração de educandos tecnológicos, bem como que fora dos muros da escola é cobrado que os sujeitos saibam utilizar os recursos tecnológicos em diferentes situações interacionais, torna-se necessário que a prática de produção textual em sala de aula, presencial e/ou virtual, aconteça em ambientes reais de utilização. Este livro tem por finalidade fornecer encaminhamentos para o ensino de produção de texto com a utilização de ferramentas tecnológicas: ambientes online para construção colaborativa, uso de mapas mentais/conceituais para a organização pré-textual e a produção textual em plataformas digitais.
Trabalho Docente e Cotidiano Escolar se coloca na esteira dos estudos no campo crítico da educação. Interroga, do ponto de fala do professor, as políticas que se colocaram nos últimos anos para a educação básica, em particular, na esfera pública e que tem determinado o seu cotidiano. O autor buscou investigar o trabalho docente no cotidiano da escola pública na percepção do professor. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com utilização de técnicas de entrevistas estruturadas e de grupo focal junto a professores que trabalham no Ensino Médio, numa escola de educação básica. A pesquisa evidenciou que as condições estruturais que o Estado tem ofertado nos últimos vinte anos, de ordem física (espaço da escola, tecnologias, burocracias, falta de recursos etc), intelectual (programa de formação continuada) e funcional (planos de cargos, salário e carreiras), interferem acentuadamente na qualidade social do ensino em sala de aula e na qualidade de vida dos docentes. A pesquisa ainda explicita que, diante de condições tão precárias como as que estão alojadas na escola e no entorno social, a docência acaba desenvolvendo fatores de hierarquização, homogeneização e fragmentação, contradizendo a oficialização dos discursos postos na arena da política de uma qualidade educacional sob a égide da pedagogia do aprender a aprender. É uma obra que concorre para desconstruir os discursos que se alojam na perspectiva do protagonismo e engajamento docente tão em voga atualmente.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2DodZ0s
O texto que se torna público, trata de uma reflexão a respeito da inclusão das tecnologias na elaboração de práticas pedagógicas mais desejantes e que os estudantes se sintam acolhidos (as) em seus espaços educativos. Neste estudo traduziu-se o objetivo no investigar a construção da práxis pedagógica com uso das TICS no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva humana. Trata-se de um estudo, cujo delineamento metodológico, é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo.
Disso resultaram três constatações: I) a inclusão das tecnologias na elaboração das práticas pedagógicas II) as preocupações dos professores na preparação das aulas III) as fragilidades de uma formação humana que inclua as tecnologias como condição educativa em sala de aula. Ante o exposto, conclui-se a urgência de aberturas dos espaços educativos para uma efetiva e desejante acolhida nos processos de humanização do uso das tecnologias em sala de aula.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2Hpniit
Essa obra reúne onze artigos de pesquisadores/as de variadas regiões do Brasil e trata do tema “ENTRE CURRÍCULOS: sujeitos e subjetividades contemporâneas”. Os textos que compõem a obra refletem a multiplicidade de processos de subjetivação que somos submetidos em nossos cotidianos e os processos de exclusão e/ou de dominação que nos roubam algumas possibilidades de ser e de pensar. Ainda, indicam outras possibilidades de subjetivação, ancoradas no currículo escolar e nos processos de resistência.
There are no reviews yet.