Livraria
Exibindo 73–96 de 479 resultados
-
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIACRONIA: português brasileiro
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIACRONIA: português brasileiro
A língua portuguesa trazida para o Brasil pelos portugueses distanciou-se da língua falada em Portugal a partir do momento em que, no espaço lusitano, era influenciada pela cultura francesa bastante prestigiada na época, enquanto, em no solo brasileiro, recebia influências dos índios, africanos e imigrantes diversos.
Alguns matizes desse percurso multifacetado são enfatizados pelos treze artigos que compõem o dossiê temático da obra. Os artigos, com focos diversos, além de discutirem questões pertinentes à diacronia da língua portuguesa, contribuem para a formação de um painel sobre a identidade linguística do português brasileiro e, consequentemente, motivam reflexões sobre as origens, características, formação vernácula lexical, morfologia, sintaxe e variação do português no Brasil.
Os artigos, nessa perspectiva, trazem, à roda de discussões, assuntos concernentes aos estudos de diversos fenômenos significativos para a compreensão da história evolutiva da língua. A elaboração dos mesmos é resultado de leituras e investigações de estudiosos que acolhem a pesquisa em seu fazer pedagógico, com o objetivo de elucidar e argumentar sobre o importante papel da história para a compreensão do fenômeno linguístico como parte integrante da cultura de um povo.
A obra, além da divulgação de estudos realizados com base em pesquisas pedagógicas que, ultrapassando a empiria, recorre ao conhecimento científico, constitui-se em instrumental passível de ser fonte de estudos para outros pesquisadores que também estejam preocupados em desvendar, ainda mais, sobre a trajetória da língua Portuguesa falada no Brasil.
Ler os artigos contidos nesta obra é adentrar nos encantos de um idioma que nasceu distante do Brasil, mas que, ao chegar a solo brasileiro, começou a crescer mediante o contato com as línguas nativas; depois, com as dos africanos escravizados e as dos muitos estrangeiros que fizeram deste País o seu lar e, desde então, vem se transformando e evoluindo nos falares do povo, na literatura nacional e no conhecimento brasileiro acerca do português no Brasil.
O trabalho resultante adveio do academicismo científico e histórico, característico dos estudos linguísticos, entretanto, há de se observar que, os artigos foram escritos com base não só em pesquisas, mas no reconhecimento de palavras e expressões comuns aos falantes do idioma; no domínio que se tem dele nas conversas com os informantes; no prazer de pertencer a uma comunidade de fala e na construção de novos conhecimentos que buscam desvendar a beleza do idioma usado pelos brasileiros.
Que esta seja uma obra passível de continuidade e que o leitor, dela, desfrute como um viajante no tempo, que consegue perceber os arcaísmos, neologismos, variações e nuances do idioma em uso que permite a comunicação entre os falantes de Norte a Sul do Brasil.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIÁLOGO DAS LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES: Estudos sob diversos olhares e análises – Vol. 8
CIÊNCIAS HUMANAS, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIÁLOGO DAS LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES: Estudos sob diversos olhares e análises – Vol. 8
Esta obra coletiva reúne capítulos que dialogam entre diferentes campos do conhecimento e níveis de escolaridade, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica do ensino-aprendizagem. Os textos exploram desde as interseções entre ficção e história, passando pela regência verbal e suas implicações pedagógicas, até reflexões sobre cultura, identidade e inclusão educacional.
A diversidade dos temas abrange narrativas históricas, práticas docentes, fusões culturais, disputas territoriais e experiências, sempre destacando a necessidade de metodologias inovadoras e adaptadas às exigências contemporâneas. Além disso, são abordadas as relações entre literatura e realidade, os impactos da multimídia na comunicação e os desafios do ensino remoto, especialmente no ensino dos verbos.
Por meio de perspectivas analíticas e propositivas, esta obra convida o leitor a ultrapassar abordagens tradicionais, promovendo um olhar ampliado sobre a educação e o conhecimento. Com reflexões profundas e diálogos interdisciplinares, o livro configura-se como um espaço de investigação e inovação, estivando novas pesquisas e debates.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia, Sociologia, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: Múltiplos Saberes, Novos Olhares – Volume 1
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia, Sociologia, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: Múltiplos Saberes, Novos Olhares – Volume 1
Este livro, que se torna público na forma de coletânea, é resultado de pesquisas científicas, finalizadas ou em desenvolvimento que têm como enfoque diálogos interdisciplinares em educação. Os capítulos foram produzidos por docentes que, em alguns momentos, são auxiliados por seus discentes em vários níveis de escolaridade, partir da diversidade de áreas do conhecimento, por meio de múltiplos saberes e novos olhares sobre o processo educacional.
A presente publicação reúne capítulos que, na sua constituição e percurso, procuram contribuir para um público de pesquisadores em diversos níveis de escolaridade cujo interesse seja a compreensão do ensino e da educação manifestados pelos múltiplos saberes e na expressão dos diversos olhares. resultados de estudos, finalizados ou não, desenvolvidos por professores, pesquisadores ou acadêmicos que podem considerar a práxis pedagógica e procuram compreender as lacunas para as quais as reflexões em educação apresentem ou se constituam em caminhos interdisciplinares.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO: saberes, contextos e experiências pedagógicas
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO: saberes, contextos e experiências pedagógicas
A obra reúne capítulos que abordam, na sua constituição e percurso, o processo de ensino e aprendizagem de modo interdisciplinar e multidisciplinar. Os capítulos apresentam pesquisas que dialogam com os diversos saberes nos variados contextos por meio das experiências pedagógicas e outras formas de expressão. Participam desta obra capítulos com pesquisas que destacam os múltiplos cruzamentos, ferramentas com reflexos no cotidiano dos sujeitos, olhares e contextos diversos de modo a representar o esforço individual ou coletivo e que se constituem numa postura de diálogo com cada educador/pesquisador no espaço escolar ou fora dele.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, saberes e práticas – Vol. 2
CIÊNCIAS HUMANAS, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, saberes e práticas – Vol. 2
A presente coletânea reúne capítulos das diversas áreas do conhecimento que abordam a formação inicial e continuada dos professores bem como a identidade docente, a pesquisa, formação e docência por meio dos processos de aprendizagem dialogando com desenvolvimento profissional. Assim, participam capítulos com temas que relatam experiências de estágio, a (re)construção profissional docente, a práxis exercida na sala de aula ou fora dela ao considerar os sujeitos professor e aluno como atores principais desse processo. Expressam que a Formação de Professores e algumas políticas educacionais podem dialogar, refletir sobre a fundamentação epistemológica, os diversos estudos teórico-práticos de processos investigativos, a articulação do conhecimento filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e outros. Diante disso, participam capítulos dos diferentes campos do conhecimento e níveis de escolaridade, produzidos por uma abordagem que podem considerar ou não a inter-relação e a influência entre eles ou questionar a visão compartimentada (disciplinar) da realidade do processo de ensino-aprendizagem.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, saberes e práticas – Vol. 3
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, saberes e práticas – Vol. 3
Os capítulos desta obra oferecem estudos teóricos que apoiam a formação de professores, enfatizando reflexões sobre a importância das práticas pedagógicas em diversos contextos, tanto no ensino presencial quanto no remoto, de acordo com as demandas contemporâneas. Incluem-se capítulos que apresentam ações metodológicas nas áreas de ensino e aprendizagem, abordando aspectos como atuação profissional, identidade e formação docente, além de trazer contribuições relevantes para o processo educativo.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, Saberes e Práticas – Volume 1
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, Saberes e Práticas – Volume 1
Os capítulos desta obra contribuem com estudos teóricos que sustentam a formação de professores por meio de reflexões destacadas pela relevância das práticas pedagógicas nos variados contextos social, político e humano seja no ensino presencial ou no ensino remoto consoante a atualidade. Participam capítulos que expressam ações metodológicas nas esferas do ensino e aprendizagem com abordagens relacionadas a atuação profissional, identidade e formação docente bem como contribuições com o processo de ensino e aprendizagem.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes Olhares e Contextos
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes Olhares e Contextos
O estudo exarado nos capítulos da presente publicação contribuem com textos que versam de algum modo, direta ou indiretamente, a educação e o ensino numa perspectiva da teoria ou pela prática pedagógica com a intenção de trazer ideias interdisciplinares e questionamentos para incentivar o debate a respeito do ensino e da aprendizagem. Tudo isso se revela por meio de novos olhares multidisciplinares na educação e articulados pelos conhecimentos teóricos aos práticos, possibilitando ampliar e significar os múltiplos saberes no campo da educação.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Filosofia, Formação de professores, História, História em Quadrinhos, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes olhares e contextos – Vol. 2
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Filosofia, Formação de professores, História, História em Quadrinhos, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes olhares e contextos – Vol. 2
Os capítulos presentes nesta publicação trazem um estudo que contribui de diferentes formas para a área da educação e ensino. Seja por meio de teorias pedagógicas ou práticas educacionais, o objetivo é despertar ideias interdisciplinares e provocar discussões sobre o ensino e a aprendizagem. Essas perspectivas são reveladas por meio de novos olhares multidisciplinares na Educação e no Ensino, que conectam conhecimentos teóricos e práticos, permitindo assim uma ampliação e uma maior significância dos saberes no campo educacional.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes olhares e contextos – Vol. 3
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes olhares e contextos – Vol. 3
O estudo exarado nos capítulos da presente publicação contribuem com textos que versam de algum modo, direta ou indiretamente, a educação e o ensino numa perspectiva da teoria ou pela prática pedagógica com a intenção de trazer ideias interdisciplinares e questionamentos para incentivar o debate a respeito do ensino e da aprendizagem. Tudo isso se revela por meio de novos olhares multidisciplinares na educação e articulados pelos conhecimentos teóricos aos práticos, possibilitando ampliar e significar os múltiplos saberes no campo da educação.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes olhares e contextos – Vol. 4
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO: Diferentes olhares e contextos – Vol. 4
O estudo exarado nos capítulos da presente publicação contribuem com textos que versam de algum modo, direta ou indiretamente, a educação e o ensino numa perspectiva da teoria ou pela prática pedagógica com a intenção de trazer ideias interdisciplinares e questionamentos para incentivar o debate a respeito do ensino e da aprendizagem. Tudo isso se revela por meio de novos olhares multidisciplinares na educação e articulados pelos conhecimentos teóricos aos práticos, possibilitando ampliar e significar os múltiplos saberes no campo da educação.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática – volume 2
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática – volume 2
O livro está dividido em dois volumes, traz uma contribuição para os campos da Didática e da Formação de Professores. Trata-se de uma iniciativa de publicização de pesquisas e estudos, de diferentes autores(as) nacionais e internacionais. Ao percorrer a obra, o(a) leitor(a) encontrará uma variedade de textos, tais como análises de políticas públicas, balanços de produções, narrativas autobiográficas, relatos de experiências. Márcia de Souza Hobold e Carolina Ribeiro Cardoso da Silva.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática – volume I
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREASDIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática – volume I
O livro “Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática”, dividido em dois volumes, organizados pelas Professoras Doutoras Andressa Graziele Brandt (Instituto Federal Catarinense – IFC), Nadja Regina Sousa Magalhães (Rede Municipal de Ensino de Biguaçu) e Filomena Rodrigues da Silva (Instituto Federal Catarinense – IFC), traz uma importante contribuição para os campos da Didática e da Formação de Professores. Mostra o compromisso das organizadoras e dos autores e autoras, por meio do investimento acadêmico e pessoal, que perpassa suas trajetórias de vida, com os estudos e pesquisas voltadas às áreas mencionadas. Márcia de Souza Hobold e Carolina Ribeiro Cardoso da Silva.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIMENSÕES DO PENSAMENTO: Estudos em Educação, Política, Ciência e Arte – Volume 1
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIMENSÕES DO PENSAMENTO: Estudos em Educação, Política, Ciência e Arte – Volume 1
“O livro Dimensões do Pensamento traz a público um conjunto de artigos transdisciplinares, nos quais os autores têm como escopo refletir sobre algumas situações pretéritas sobre as quais buscam compreender o passado como alternativa para melhor apreender o presente e assim prospectar um futuro mais humano. Vemos também um desejo de olhar a atualidade sob várias nuances, cujas perspectivas configuram um esforço para compreender os tempos em que vivemos, fato que dificulta bastante o trabalho do pesquisador que investiga o próprio momento histórico em que vive, o qual precisa atentar-se arduamente para não incorrer no erro de deixar que suas subjetividades sobreponham a objetividade necessária à pesquisa. É por valorizarmos o empenho dos pesquisadores e acreditarmos na capacidade de transformação na vida dos sujeitos advindos do ensino, da pesquisa e da extensão que recomendamos a leitura da obra em questão”.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Direito, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITO E EDUCAÇÃO: estudo histórico da condição jurídica feminina
Direito, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITO E EDUCAÇÃO: estudo histórico da condição jurídica feminina
A proposta do livro Direito e Educação: estudo histórico da condição jurídica feminina parte da noção de que o gesto pedagógico se centra na formação humana por meio de uma perspectiva transdisciplinar. Com a compreensão de que a educação é uma orquestra composta por instrumentos práticos e teóricos, repletos de valores e subjetividades múltiplas, este livro propõe apresentar um estudo histórico-hermenêutico da condição jurídica da mulher. Esperamos que esta obra possa ser útil para a formação do pensamento crítico e para as práticas pedagógicas que busquem diálogos com as ciências jurídicas.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Direito, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITO E LITERATURA: conexões entre a norma e a estética da existência
Direito, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITO E LITERATURA: conexões entre a norma e a estética da existência
Considerando as interrelações das ciências, apresentar, discutir, problematizar os atravessamentos entre norma e estética da existência foi o maior mérito dos textos que compõem essa obra. Neles se destacam a força e a energia dos posicionamentos em relação às temáticas que nos afetam cotidianamente na contemporaneidade e a travessia da Pandemia COVID-19, com o convite a ousar tornar-se parte da sociedade do porvir.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
Direito, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITO E SOCIEDADE: Pesquisa e Atuação
A sociedade contemporânea é impactada por mudanças a todo instante, modificando-se para tornar-se compatível as novas experiências e demandas. Assim o direito necessita estar em constante estado de inovação para atender de forma eficaz as demandas da sociedade moderna. A presente obra possui como proposta trazer interessantes discussões sobre a área jurídica em toda a sua vasta amplitude, fundamentando conhecimentos e possibilitando a divulgação e o estímulo ao desenvolvimento de pesquisas.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, Direito, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Sociologia
DIREITO E SOCIEDADE: Reflexões teóricas e práticas
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, Direito, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, SociologiaDIREITO E SOCIEDADE: Reflexões teóricas e práticas
A obra “Direito e Sociedade: reflexões teóricas e práticas” é uma coletânea crítica que explora a interseção entre a dogmática jurídica e as experiências práticas em políticas públicas. Abordando a aplicação e percepção do direito na sociedade, o livro investiga suas ressonâncias históricas, neoliberais e (a)políticas, refletindo sobre suas implicações na sociedade. Os capítulos oferecem uma análise interdisciplinar dos fundamentos do direito, democracia, tecnologia, e questões de gênero, sexualidade, raça e mais, promovendo um diálogo rico sobre os desafios contemporâneos à proteção social e afirmação de direitos. Diante dos novos fenômenos sociais que emergem das mais diversas áreas do Direito, torna-se imperativo que a legislação evolua e se adapte continuamente para responder eficazmente às demandas da sociedade. A rapidez com que essas mudanças ocorrem exige uma revisão constante das leis e das práticas jurídicas para garantir que elas permaneçam relevantes e efetivas. Esta obra apresenta uma série de discussões teóricas e práticas que refletem sobre essas necessidades de atualização, explorando como o Direito pode abordar e integrar essas novas realidades em sua estrutura. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, os autores analisam como esses avanços podem ser acompanhados por políticas públicas eficientes e uma legislação adaptativa que não apenas acompanha, mas também antecipa os desafios emergentes. Dessa forma, “Direito e Sociedade: reflexões teóricas e práticas” se propõe a ser um recurso essencial para acadêmicos, profissionais do direito e formuladores de políticas que buscam entender e moldar o futuro do direito na modernidade.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Direito, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITO E SOCIEDADE: Reflexões teóricas e práticas – Vol. 2
Direito, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITO E SOCIEDADE: Reflexões teóricas e práticas – Vol. 2
A obra “Direito e Sociedade: Reflexões Teóricas e Práticas”, volume 2, é uma coletânea crítica que examina profundamente a relação entre a teoria jurídica e as práticas cotidianas das políticas públicas. Por meio de uma análise interdisciplinar, o livro explora como o direito é aplicado e percebido na sociedade, refletindo sobre suas influências históricas, políticas neoliberais e desdobramentos (a)políticos. Os capítulos discutem temas fundamentais como democracia, tecnologia, questões de gênero, sexualidade e raça, criando um diálogo amplo e profundo sobre os desafios contemporâneos na proteção social e afirmação de direitos. Diante das rápidas transformações sociais e dos novos fenômenos que emergem no campo jurídico, a obra destaca a necessidade de uma constante atualização legislativa para que o direito possa acompanhar e responder às demandas da sociedade moderna. A velocidade com que essas mudanças ocorrem impõe uma revisão contínua das leis e das práticas jurídicas, a fim de assegurar sua relevância e eficácia. Com uma abordagem que alia teoria e prática, os autores oferecem reflexões sobre como o Direito deve se adaptar a novas realidades, integrando políticas públicas eficientes e promovendo uma legislação flexível que antecipe os desafios emergentes. “Direito e Sociedade: Reflexões Teóricas e Práticas” se posiciona como um recurso essencial para acadêmicos, juristas e formuladores de políticas que buscam compreender e moldar o futuro do direito em um mundo em constante transformação.
SKU: n/a -
Direito, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITO E SOCIEDADE: uma visão multidisciplinar sobre direitos e garantias fundamentais, desafios, reflexões e futuro
Direito, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITO E SOCIEDADE: uma visão multidisciplinar sobre direitos e garantias fundamentais, desafios, reflexões e futuro
Em tempos adversos, em que fomos obrigados a reaprender a viver ou até sobreviver, ganha maior valia o debate jurídico, com a convicção de que a mudança e o avanço social serão resultados dos desafios apresentados, a reflexão e o novo olhar para as situações fáticas e jurídicas existentes, apresentam-se na presente obra, convidando-os a pensar no futuro.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Direito, Ficção Científica, História, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITO, FÁBULAS E (OUTRAS) HISTÓRIAS: Dos contos infantis ao imaginário social de ontem e de hoje
Direito, Ficção Científica, História, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITO, FÁBULAS E (OUTRAS) HISTÓRIAS: Dos contos infantis ao imaginário social de ontem e de hoje
Ao mesmo tempo que participam da construção do imaginário social, as histórias e contos infantis resultam da vida cotidiana marcada por faticidades e aspirações. Seus personagens representam valores e suas narrativas apontam para consequências que balizam o que se admite como certo ou errado, justo ou injusto. Histórias ilustram crenças e tradições sob a forma de expressão artística (literária, teatral, audiovisual, entre outras) que, via de regra, surpreende, encanta, instaura perspectivas surreais, promove utopias e distopias. A presente obra é um diálogo multidisciplinar sobre questões emergentes e de relevância atual, depreendidas do universo dos contos infantis e outras histórias. Os artigos aqui colecionados apresentam análises críticas e reflexões envolvendo os seguintes assuntos: psicologia, comportamento humano, traumas, síndromes, direitos, criminalidade, preconceito, patriarcado, feminismo, sociologia, cultura, tecnologia, simbologia, violência doméstica, violência de gênero, políticas públicas, relacionamentos abusivos, equidade de gênero, direitos humanos, entre outros.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Direito, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITOS HUMANOS E CINEMA: Um convite para o diálogo
Direito, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITOS HUMANOS E CINEMA: Um convite para o diálogo
Esta obra emerge como um chamado ao diálogo interdisciplinar, mergulhando profundamente nas questões cruciais e contemporâneas da sociedade por meio da lente cinematográfica. Vinculada ao Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, associado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ/RS, ela convoca à exploração de temas emergentes e relevantes, evidenciando-se como uma manifestação palpável da interseção entre o Cinema e os Direitos Humanos. O cinema, além de contribuir para a moldagem do imaginário social, também retrata narrativas e eventos do cotidiano, permeados por fatos e aspirações. Seus personagens tornam-se emblemas dos valores sociais, enquanto as tramas delineiam consequências que definem o que é tido como certo ou errado, justo ou injusto. Por meio de uma expressão artística singular, as histórias apresentam crenças e tradições, frequentemente surpreendendo, encantando e instigando perspectivas surreais, fomentando tanto utopias quanto distopias. Dentro desse contexto, os artigos presentes nesta obra proporcionam reflexões acerca da interação entre Cinema e Direitos Humanos, abarcando diversas áreas do conhecimento a partir da representação cinematográfica do cotidiano. As análises críticas dos autores tornam esta obra uma valiosa fonte de conhecimento e pesquisa para toda a sociedade.
SKU: n/a -
Direito, Direitos Humanos, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITOS HUMANOS E CINEMA: Um convite para o diálogo – Vol. 2
Direito, Direitos Humanos, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITOS HUMANOS E CINEMA: Um convite para o diálogo – Vol. 2
Esta obra constitui um convite à reflexão interdisciplinar, propondo um diálogo crítico e sensível entre o Cinema e os Direitos Humanos, a partir da análise de questões contemporâneas que atravessam a sociedade. Vinculada ao Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ/RS, a coletânea se apresenta como uma expressão concreta da interseção entre linguagem audiovisual, arte e justiça social. O cinema, enquanto arte narrativa e instrumento de representação simbólica, desempenha papel fundamental na construção do imaginário coletivo, ao retratar realidades sociais, históricas e afetivas. Seus personagens e enredos projetam valores, dilemas éticos e conflitos que ajudam a delinear concepções sobre o que é considerado justo ou injusto, possível ou desejável. Por meio de suas estéticas singulares, o cinema não apenas emociona e surpreende, mas também mobiliza utopias e denuncia distopias, colocando em cena as contradições da vida social. Neste segundo volume, os artigos reunidos refletem sobre diferentes dimensões da experiência humana à luz dos Direitos Humanos, tendo como ponto de partida a representação cinematográfica. As abordagens teóricas e analíticas adotadas pelos autores, oriundos de distintas áreas do conhecimento, conferem à obra um caráter plural e enriquecedor, tornando-a uma relevante fonte de pesquisa, formação crítica e engajamento social.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Direito, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: uma relação indissociável
CIÊNCIAS HUMANAS, Direito, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: uma relação indissociável
A proposta desta obra é observar, na sua constituição e percurso, os elementos teóricos e conceituais sugeridos no seu título. As produções relacionam DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO e contemplam reflexões teóricas e conceituais, relatos de pesquisas e práticas pedagógicas que utilizam diferentes linguagens para a Democracia, Cidadania e Valores em/na sala de aula, diversidade religiosa e cultural e Direitos Humanos com ressonâncias educacionais. Os capítulos contemplam o pensar a escola como espaço de convivência plural e de cultura política, sua normatização, legislações com reflexos na sociedade. Refletem sobre os princípios pedagógicos e metodológicos que norteiam os DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO nos diferentes espaços educativos para a difusão de uma cultura de justiça, paz e tolerância e para a formação de sujeitos com direitos, bem como discorrer as políticas públicas de educação em direitos humanos para a educação formal e não formal, tendo na escola um espaço privilegiado na construção de uma cultura de respeito aos direitos da pessoa humana.
LER GRÁTIS AQUI
SKU: n/a