Livraria
Exibindo 49–72 de 439 resultados
-
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CONTEMPORANEIDADES E EDUCAÇÃO: olhares teóricos e práticos
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCONTEMPORANEIDADES E EDUCAÇÃO: olhares teóricos e práticos
A abordagem de questões como gênero, sexualidade, capital simbólico das minorias e processos de ensino e aprendizagem pós-modernas tornam-se cada vez mais emergentes. Este livro traz à baila temas e problematizações que envolvem diferentes contextos e perspectivas socioeducacionais.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
CORPO E AFETO: população negra em pauta
CIÊNCIAS HUMANAS, Direitos Humanos, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREASCORPO E AFETO: população negra em pauta
A obra apresenta contribuições significativas para a luta antirracista, assim como as(os) autoras(es) tiveram a preocupação de apresentar perspectivas críticas e incômodas que oportunizam refletir e traçar caminhos possíveis para que continuemos firmes na luta antirracista no Brasil e no mundo.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS DA SAÚDE, Esportes e educação Física, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CORPO E PRÁTICAS CORPORAIS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
CIÊNCIAS DA SAÚDE, Esportes e educação Física, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCORPO E PRÁTICAS CORPORAIS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Esta obra reuniu manuscritos inéditos sobre o corpo e as práticas corporais no lócus das academias de ginástica a partir de referenciais das Ciências Humanas e Sociais. Trata-se de uma coletânea pioneira, atual e potente para aquelas pessoas que pesquisam ou atuam profissionalmente nos espaços “fitness”, como também para quem (não) gosta de se exercitar nesses locais. Uma leitura imperdível para compreender como as “experiências” ou “vivências” nesses estabelecimentos revelam a nossa vida em sociedade…
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia
COVID-19 NO BRASIL E NO MUNDO: impactos políticos, sociais e econômicos
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, PsicologiaCOVID-19 NO BRASIL E NO MUNDO: impactos políticos, sociais e econômicos
A pandemia de Covid-19 virou o mundo do avesso, trazendo consigo medo, um saldo imenso de mortos e contaminados, ao mesmo tempo em que acelerou muitas tendências sociais que já estavam em curso (como a digitalização das relações humanas). Essa obra reúne autores de diversas áreas que em comum desenvolveram estudos sobre as consequências da Covid-19 do ponto de vista cultural, social, político e econômico. A pandemia de Covid-19 de um lado agravou a situação dos extratos mais fragilizados da sociedade ao mesmo passo que desnudou uma série de realidades injustas pré-existentes (antes do período pandêmico) e que historicamente foram “varridas para debaixo do tapete”. Desse modo, a obra almeja servir como um guia ou uma bússola para guiar todos àqueles que querem entender os impactos da Covid-19 no Brasil e no Mundo.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
CRIANÇAS EM AÇÃO: contribuições da extensão universitária “brinquedoteca Unifimes”
Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREASCRIANÇAS EM AÇÃO: contribuições da extensão universitária “brinquedoteca Unifimes”
Os trabalhos que constituem esta coletânea são frutos das muitas ações com caráter de intervenção realizadas no âmbito do projeto de extensão universitária da Brinquedoteca UNIFIMES. No livro existem o relato de diversas ações que trazem crianças, estudantes de graduação e professores da rede pública como protagonistas dos processos. Esse conjunto de textos revelam parte do que ocorreu nos bastidores deste rico e promissor espaço lúdico, especialmente entre 2016 e 2021. O desejo é de que o leitor tenha acesso e conhecimento sobre algumas possibilidades que uma Brinquedoteca Universitária possui.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CRIATIVIDADE EM ENFERMAGEM: Poemas, Ilustrações e Textos
CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCRIATIVIDADE EM ENFERMAGEM: Poemas, Ilustrações e Textos
A enfermagem possui uma história linda, rodeada por muitas lutas e conquistas, desde Florence aos dias atuais, com intuito de instigar a curiosidade dos alunos da XXXIV turma de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, durante as aulas de Contextualização da história da enfermagem foram elaborados poema, textos, desenhos e outros tipos de artes que poderão ser vislumbradas ao realizar a leitura deste livro.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Administração e Negócios, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CULTURA DA INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Administração e Negócios, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCULTURA DA INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Sob o signo da multidisciplinariedade, esta obra congrega estudos e relatos a respeito da Cultura da Inovação e dos direitos de Propriedade Intelectual no cenário brasileiro. São propostas e experiências comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico sustentável, sob a perspectiva do fomento a dinâmicas e ambientes de interação entre universidades, setor produtivo e governo.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CULTURA DIGITAL: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar – Volume I
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCULTURA DIGITAL: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar – Volume I
A proposta desta obra é observar, na constituição e no percurso educacional, elementos teóricos e conceituais para a compreensão, pelos professores e estudantes, da presença e da incorporação das novas linguagens digitais no ambiente escolar, estabelecendo-se, a partir da cultura digital, uma nova relação pedagógica como a constituição do espaço no processo de aprendizado diferente. Nesse contexto, os capítulos desta obra relacionam CULTURA DIGITAL às práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento ao apresentar o espaço virtual para a divulgação do conhecimento e da informação no processo de aprendizagem. Relacionar as novas formas de ensino e aprendizagem na cultura digital desperta nos sujeitos o desejo em aprender e de produzir novos saberes de forma inovadora.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2Q9ffr2
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CULTURA DIGITAL: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar – Volume II
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCULTURA DIGITAL: novas relações pedagógicas para Aprender e Ensinar – Volume II
A proposta do Volume II também é observar, na constituição e no percurso educacional, elementos teóricos e conceituais para a compreensão, pelos professores e estudantes, da presença e da incorporação das novas linguagens digitais no ambiente escolar, estabelecendo-se, a partir da cultura digital, uma nova relação pedagógica como a constituição do espaço no processo de aprendizado diferente. Nesse contexto, os capítulos desta obra relacionam CULTURA DIGITAL às práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento ao apresentar o espaço virtual para a divulgação do conhecimento e da informação no processo de aprendizagem. Relacionar as novas formas de ensino e aprendizagem na cultura digital desperta nos sujeitos o desejo em aprender e de produzir novos saberes de forma inovadora.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/2YddLk0
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CULTURA, EDUCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: cenários e tendências
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCULTURA, EDUCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: cenários e tendências
A Educação apresenta-se como um campo multiverso que tão somente uma linha de estudos não consegue abrangê-la. Esta obra se enquadra neste conceito múltiplo e buscou através de três linha contemplar: Infância, Espaços pedagógicos e Educação inclusiva; Educação de Surdos; e Mídia, Educação e Estudos Culturais. O resultado foi um material multidisciplinar tendo a educação e a cultura como norte.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
CULTURA, MÍDIA E PERSUASÃO: discurso midiático durante a Pandemia do Coronavírus
CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARCULTURA, MÍDIA E PERSUASÃO: discurso midiático durante a Pandemia do Coronavírus
É difícil mensurar os impactos pela inesperada pandemia. Daí que destaca-se a importância, a contribuição, a beleza e a riqueza desta obra: o inesperado, o olhar subjetivo sobre diversos objetos de estudo, um recorte da realidade fundamentada e estruturada pelas teorias existentes. O resultado foi um material multidisciplinar que analisa diversos eixos da sociedade sob múltiplas visões.
LEIA GRÁTIS https://bit.ly/3jnDOxi
SKU: n/a -
Educação, História, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
D. ANTÓNIO DE AVIS: O filho “bastardo” do Infante D. Luís com a judia Violante Gomes Diplomacias de consórcios político-teológicos e a intervenção inquisitorial (Portugal, 1578-1640)
Educação, História, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARD. ANTÓNIO DE AVIS: O filho “bastardo” do Infante D. Luís com a judia Violante Gomes Diplomacias de consórcios político-teológicos e a intervenção inquisitorial (Portugal, 1578-1640)
“Os judeus atravessaram mais de dois mil anos esperando a redenção que não veio. E quando os judeus pediram clemência à justiça, não havia ninguém que os ouvissem. Assim, um homem justo, D. António de Avis, pediu ao seu Deus que lhe permitisse manter a sua fé. A fé que ele tinha por direito de ocupar o seu lugar de monarca de Portugal, o seu justo lugar. Mas não lhe foi possível… O Prior do Crato tinha em seu coração “batidas” diferentes, e o seu Alevantamento de direito não podia ser realizado” (Anita Waingort Novinsky).
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, Educação, História, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DA FLORESTA À CIDADE: a história ambiental de Rio Negrinho, SC (1913-1953)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, Educação, História, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDA FLORESTA À CIDADE: a história ambiental de Rio Negrinho, SC (1913-1953)
A obra avalia a relação da Floresta Ombrófila Mista na formação do patrimônio cultural do município de Rio Negrinho/SC – Brasil. A relação econômica x preservação da floresta permeia a constituição do município de Rio Negrinho, mediada, em grande escala, pela indústria moveleira (representada durante muitas décadas pela Móveis Cimo S/A). Essa influência fica evidenciada por um Decreto Municipal de Rio Negrinho, de 1996, que declarou como preservação permanente a árvore da espécie Quercus robur (Fagaceae), conhecida como carvalho europeu.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
Artes, CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DANÇA NA ESCOLA: reflexões e ações pedagógicas
Artes, CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDANÇA NA ESCOLA: reflexões e ações pedagógicas
A presente obra é fruto de encontros e trocas de experiências de professores e professoras que atuam em universidade, escolas e outros espaços, trabalhando com dança. Encontros são perolas que geram debates e reflexões. O rico material que é produzido nesses momentos deve ser socializado, para que possa constituir em ações pedagógicas com qualidade. A dança está sempre presente na vida do ser humano, desde seus primórdios e permanece se modificando e se transformando toda vez que, corpos descobrem novas formas de se comunicarem e se expressarem pelo movimento. Que as experiências exitosas que autores/as compartilham nessa obra possam ser fermentos para novas propostas de dança na escola.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS, INDÍGENAS E INTERNACIONAIS DESENVOLVIDAS NO CAP JOÃO XXIII
Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS, INDÍGENAS E INTERNACIONAIS DESENVOLVIDAS NO CAP JOÃO XXIII
O livro Danças Tradicionais Brasileiras, Indígenas e Internacionais desenvolvidas no CAp João XXIII surgiu a partir de experiências e estudos da Cátia em parceria com o Vitor Tadeu. Devido o conteúdo estar inserido no currículo do CAp João XXIII, foi possível trabalhar com os alunos algumas Danças abordadas no livro e o material também foi de extrema importância para o curso de formação inicial dos professores de Educação Física que estão na graduação. O objetivo do livro é fazer uma divulgação, para a comunidade escolar de Juiz de Fora, para que todos possam ter acesso a esse conteúdo que foi objeto de estudo da Tese que permitiu que Cátia se tornasse titular na Universidade Federal de Juiz de Fora, com experiências com Indígenas, Quilombolas e Portugueses, como também, experiências obtidas em laboratórios de pesquisa. Com intuito de socializar o conteúdo, será realizado um curso de extensão no ano de 2023 em parceria com o departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faculdade de Educação Física da UFJF e com o professor Neil Fraco. O livro está dividido em 4 partes com intuito de deixar os temas o mais explícito possível, sendo eles: aspectos gerais – objetivos, procedimentos metodológicos, avaliação -, Danças Tradicionais Brasileiras, Danças Indígenas e Danças Tradicionais Internacionais.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, Ciências Biológicas e Agrárias, CIÊNCIAS DA SAÚDE, Ciências da Saúde, CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DEBATES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: desafios e possibilidades – Vol. 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, Ciências Biológicas e Agrárias, CIÊNCIAS DA SAÚDE, Ciências da Saúde, CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDEBATES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: desafios e possibilidades – Vol. 1
O GPEEC NATUREZA é um grupo de pesquisa que iniciou seu trabalho em março de 2018, com a realização de seu primeiro grupo. Atualmente o grupo de pesquisa está composto por vários pesquisadores, professores da Universidade e do PPGQVS, mestrandos, doutorandos, pós doutorandos bem como de alunos da graduação de diversos cursos da UFRGS. O GPEEC NATUREZA está propondo a publicação de seu primeiro livro que retrata as pesquisas que estão sendo realizadas por seus membros que se encontram num crescente de produção científica bem como de professores, pesquisadores que solicitam o seu ingresso no referido grupo. Dentro deste contexto, GPEEC NATUREZA lança o projeto de publicização de suas pesquisas através do Volume 1 do Livro DEBATES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: desafios e possibilidades.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DEBATES EM EDUCAÇÃO: superando limites, abrindo horizontes, construindo caminhos – Volume 1
CIÊNCIAS HUMANAS, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDEBATES EM EDUCAÇÃO: superando limites, abrindo horizontes, construindo caminhos – Volume 1
Os capítulos integrantes da obra apresentam pesquisas finalizadas ou em andamento que envolvem técnicas, métodos e práticas como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento. Por meio das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas e práticas pedagógicas, que correspondem aos diversos procedimentos planejados, praticados e implementados por profissionais da educação tanto dentro quanto fora dos muros escolares, são oferecidas alternativas para o exercício do processo de ensino. Referidas metodologias proporcionam novas oportunidades e horizontes por meio da construção de caminhos alternativos para a educação. Nesse contexto, os capítulos discutem os entraves que historicamente permeiam a educação, bem como os novos panoramas ou problemas que desafiam os docentes e discentes no cotidiano escolar. Os estudos e as pesquisas têm como finalidade atingir propostas de ensino por meio de alternativas para superar limites, abrir horizontes e construir caminhos que têm sido aplicadas no âmbito escolar.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, Medicina Integral, MULTIDISCIPLINAR
DECÚBITO DE PRONA: Prevenindo lesão por pressão – Vol. 1
CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, Medicina Integral, MULTIDISCIPLINARDECÚBITO DE PRONA: Prevenindo lesão por pressão – Vol. 1
Os capítulos deste livro foram escritos pelos seguintes autores: aluna Gabriela da Graça Lima Lobo, do Curso de Enfermagem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da Universidade do Vale do Sapucaí (Pibic/Fapemig); mestranda Stefanie de Oliveira Silva e professores Geraldo Magela Salomé e José Dias da Silva Neto do Curso do Mestrado Profissional Aplicado à Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí. Os autores apresentam em cada capítulo seus conhecimentos teóricos e práticos seguindo as orientações sobre as medidas preventivas para lesão por pressão em pacientes que foram submetidos em decúbito ventral e , para isso os autores descrevem em cada capítulo a definição da Síndrome do desconforto respiratório agudo , exames laboratoriais e de imagem, definição de decúbito de prona e lesão por pressão, categoria da lesão por pressão, técnica para posicionar os pacientes em prona e medidas preventivas para lesão por pressão. Nesta perspectiva quando o profissional ao utilizar este livro em sua prática clínica estará prevenindo as lesões por pressão e prestando assistência com mínimo risco possível, livre de danos e de eventos adversos, assistência sistematizada, individualizada, personalizada e segura para o paciente.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: abordagens e tendências pedagógicas para um futuro pós-covid
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDESAFIOS DA EDUCAÇÃO: abordagens e tendências pedagógicas para um futuro pós-covid
O mundo teve se reinventar com a pandemia do COVID-19, foi o dia em que a terra parou e o isolamento social foi a medida para conter o vírus. A educação se reinventou com a integração contínua da tecnologia da informação e educação. Nesse contexto, convido você ler essa obra que aborda sobre os “DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: abordagens e tendências pedagógicas para um futuro pós-covid”
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DESIGN +: Design para a multiplicidade
CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDESIGN +: Design para a multiplicidade
O livro apresenta uma proposta de integração de diferentes áreas com contribuições mútuas através da reunião de conteúdos do grupo de pesquisa do CNPQ “Design+: Design para a multiplicidade”, relacionados às linhas de pesquisa de “design da informação em educação e saúde”; “Propriedade intelectual e Inovação”; e “Acessibilidade e projetos/processos multidisciplinares”. Objetiva investigar conexões do design com outras áreas do conhecimento, integrando academia e sociedade através das contribuições sociais possibilitadas através desses vínculos. Este livro apresenta relações entre o design e as áreas da saúde e do direito com discussões sobre as principais temáticas e atuações de cada área, com autores que embasam a discussão, bem como a integração de tais áreas e sua relevância para a pesquisa em design.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIACRONIA: português brasileiro
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIACRONIA: português brasileiro
A língua portuguesa trazida para o Brasil pelos portugueses distanciou-se da língua falada em Portugal a partir do momento em que, no espaço lusitano, era influenciada pela cultura francesa bastante prestigiada na época, enquanto, em no solo brasileiro, recebia influências dos índios, africanos e imigrantes diversos.
Alguns matizes desse percurso multifacetado são enfatizados pelos treze artigos que compõem o dossiê temático da obra. Os artigos, com focos diversos, além de discutirem questões pertinentes à diacronia da língua portuguesa, contribuem para a formação de um painel sobre a identidade linguística do português brasileiro e, consequentemente, motivam reflexões sobre as origens, características, formação vernácula lexical, morfologia, sintaxe e variação do português no Brasil.
Os artigos, nessa perspectiva, trazem, à roda de discussões, assuntos concernentes aos estudos de diversos fenômenos significativos para a compreensão da história evolutiva da língua. A elaboração dos mesmos é resultado de leituras e investigações de estudiosos que acolhem a pesquisa em seu fazer pedagógico, com o objetivo de elucidar e argumentar sobre o importante papel da história para a compreensão do fenômeno linguístico como parte integrante da cultura de um povo.
A obra, além da divulgação de estudos realizados com base em pesquisas pedagógicas que, ultrapassando a empiria, recorre ao conhecimento científico, constitui-se em instrumental passível de ser fonte de estudos para outros pesquisadores que também estejam preocupados em desvendar, ainda mais, sobre a trajetória da língua Portuguesa falada no Brasil.
Ler os artigos contidos nesta obra é adentrar nos encantos de um idioma que nasceu distante do Brasil, mas que, ao chegar a solo brasileiro, começou a crescer mediante o contato com as línguas nativas; depois, com as dos africanos escravizados e as dos muitos estrangeiros que fizeram deste País o seu lar e, desde então, vem se transformando e evoluindo nos falares do povo, na literatura nacional e no conhecimento brasileiro acerca do português no Brasil.
O trabalho resultante adveio do academicismo científico e histórico, característico dos estudos linguísticos, entretanto, há de se observar que, os artigos foram escritos com base não só em pesquisas, mas no reconhecimento de palavras e expressões comuns aos falantes do idioma; no domínio que se tem dele nas conversas com os informantes; no prazer de pertencer a uma comunidade de fala e na construção de novos conhecimentos que buscam desvendar a beleza do idioma usado pelos brasileiros.
Que esta seja uma obra passível de continuidade e que o leitor, dela, desfrute como um viajante no tempo, que consegue perceber os arcaísmos, neologismos, variações e nuances do idioma em uso que permite a comunicação entre os falantes de Norte a Sul do Brasil.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia, Sociologia, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: Múltiplos Saberes, Novos Olhares – Volume 1
CIÊNCIAS HUMANAS, Ciências Sociais, Direitos Humanos, Educação, Formação de professores, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia, Sociologia, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: Múltiplos Saberes, Novos Olhares – Volume 1
Este livro, que se torna público na forma de coletânea, é resultado de pesquisas científicas, finalizadas ou em desenvolvimento que têm como enfoque diálogos interdisciplinares em educação. Os capítulos foram produzidos por docentes que, em alguns momentos, são auxiliados por seus discentes em vários níveis de escolaridade, partir da diversidade de áreas do conhecimento, por meio de múltiplos saberes e novos olhares sobre o processo educacional.
A presente publicação reúne capítulos que, na sua constituição e percurso, procuram contribuir para um público de pesquisadores em diversos níveis de escolaridade cujo interesse seja a compreensão do ensino e da educação manifestados pelos múltiplos saberes e na expressão dos diversos olhares. resultados de estudos, finalizados ou não, desenvolvidos por professores, pesquisadores ou acadêmicos que podem considerar a práxis pedagógica e procuram compreender as lacunas para as quais as reflexões em educação apresentem ou se constituam em caminhos interdisciplinares.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO: saberes, contextos e experiências pedagógicas
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARDIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO: saberes, contextos e experiências pedagógicas
A obra reúne capítulos que abordam, na sua constituição e percurso, o processo de ensino e aprendizagem de modo interdisciplinar e multidisciplinar. Os capítulos apresentam pesquisas que dialogam com os diversos saberes nos variados contextos por meio das experiências pedagógicas e outras formas de expressão. Participam desta obra capítulos com pesquisas que destacam os múltiplos cruzamentos, ferramentas com reflexos no cotidiano dos sujeitos, olhares e contextos diversos de modo a representar o esforço individual ou coletivo e que se constituem numa postura de diálogo com cada educador/pesquisador no espaço escolar ou fora dele.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, saberes e práticas – Vol. 2
CIÊNCIAS HUMANAS, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoDIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Olhares, saberes e práticas – Vol. 2
A presente coletânea reúne capítulos das diversas áreas do conhecimento que abordam a formação inicial e continuada dos professores bem como a identidade docente, a pesquisa, formação e docência por meio dos processos de aprendizagem dialogando com desenvolvimento profissional. Assim, participam capítulos com temas que relatam experiências de estágio, a (re)construção profissional docente, a práxis exercida na sala de aula ou fora dela ao considerar os sujeitos professor e aluno como atores principais desse processo. Expressam que a Formação de Professores e algumas políticas educacionais podem dialogar, refletir sobre a fundamentação epistemológica, os diversos estudos teórico-práticos de processos investigativos, a articulação do conhecimento filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e outros. Diante disso, participam capítulos dos diferentes campos do conhecimento e níveis de escolaridade, produzidos por uma abordagem que podem considerar ou não a inter-relação e a influência entre eles ou questionar a visão compartimentada (disciplinar) da realidade do processo de ensino-aprendizagem.
LEIA AQUI
SKU: n/a