Livraria
Exibindo 169–192 de 479 resultados
-
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Filosofia, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ENSINO DE FILOSOFIA: Conhecer o mundo e descobrir a si mesmo – Vol. 2
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Filosofia, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARENSINO DE FILOSOFIA: Conhecer o mundo e descobrir a si mesmo – Vol. 2
A presente coletânea vem a público em um momento conturbado para a educação básica brasileira, sobretudo para o ensino médio. Promulgada em 31 de julho de 2024, a Lei n.º 14.945 visou corrigir os equívocos da Lei n.º 13.415/2017 que instituiu, de maneira arbitrária, o chamado Novo Ensino Médio (NEM). Embora tenha restituído a obrigatoriedade de disciplinas que haviam perdido espaço no arranjo curricular anterior, sua elaboração desconsiderou a perspectiva dos estudantes, professores e profissionais da educação básica – erro crasso que já havia sido cometido. Nosso intuito, portanto, consiste em reafirmar o valor e a importância da Filosofia para a formação das pessoas, disciplina que consideramos indispensável para o conhecimento da realidade objetiva que nos cerca e para a descoberta de si mesmo.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Educação, Filosofia, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
ENSINO DE FILOSOFIA: pesquisas e práticas pedagógicas nas diferentes linguagens e espaços
CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Educação, Filosofia, LIVROS DE TODAS AS ÁREASENSINO DE FILOSOFIA: pesquisas e práticas pedagógicas nas diferentes linguagens e espaços
A coletânea ENSINO DE FILOSOFIA: PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS DIFERENTES LINGUAGENS E ESPAÇOS apresenta resultados de pesquisas e práticas pedagógicas bem como alguns fundamentos teóricos e conceituais presentes no Ensino de Filosofia no Brasil. Com a organização e publicação desta coletânea ocorre uma contribuição para o registro e a divulgação das pesquisas e práticas no Ensino de Filosofia, ao mesmo tempo que reafirma-se o compromisso, como docentes e pesquisadores, em continuar militando política e academicamente para a permanência da Filosofia como disciplina na educação básica e no ensino superior no Brasil, com a certeza de que essa permanência precisa ocorrer com qualidade filosófica e formativa para os sujeitos da aprendizagem no cotidiano escolar.
LER GRÁTIS https://bit.ly/345VtVi
SKU: n/a -
Ciência Exatas e da Terra, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM – Volume 1
Ciência Exatas e da Terra, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM – Volume 1
Em agosto de 2023, o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) comemorou dez anos do ingresso de sua primeira turma. Em comemoração a essa trajetória, passamos a constituir uma coleção que contém estudos sobre Docência e Formação de Professores que Pesquisam e Ensinam Matemática e Física em Diferentes Contextos, bem como sobre Ensino e Aprendizagem de Física e Matemática.
Essas obras destinam-se a estudantes de licenciatura, docentes e pesquisadores que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, nas áreas de Educação em Ciências e Matemática e apresentam resultados de pesquisas acerca de processos de ensino e de aprendizagem, saberes docentes e discentes, além dos processos formativos de professores.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO Matemática: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM – Volume 2
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO Matemática: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM – Volume 2
Apresentamos o volume 2 da série de publicações que se destinam a divulgar a pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Essas obras destinam-se a estudantes de licenciatura, docentes e pesquisadores que atuam na Educação Básica e na Educação Superior, nas áreas de Educação em Ciências e Matemática e apresentam resultados de pesquisas acerca de processos de ensino e de aprendizagem, saberes docentes e discentes, além dos processos formativos de professores.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, História, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
ENSINO DE HISTÓRIA: Interfaces entre diferentes fontes e linguagens para aprender
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, História, LIVROS DE TODAS AS ÁREASENSINO DE HISTÓRIA: Interfaces entre diferentes fontes e linguagens para aprender
Esta obra discute temáticas relacionados ao ensino de história, desde sua relação com a historiografia até as experiências concretas vivenciadas por docentes da disciplina no âmbito da educação básica. Assim, o leitor encontrará nesta obra discussões que relacionam o ensino de história no Brasil contemporâneo com os estudos que envolvem raça e identidade, historiografia, decolonialidade, patrimônio, educação étnico-racial, etnografia e educação especial.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
ENSINO DE LÍNGUAS E EDUCAÇÃO CRÍTICA: perspectivas, propostas e desafios
CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREASENSINO DE LÍNGUAS E EDUCAÇÃO CRÍTICA: perspectivas, propostas e desafios
Esta coletânea teve como objetivo discutir questões que envolvem o Ensino de Línguas e a Educação Crítica, apoiando-se em pesquisas realizadas por linguistas, pedagogos e linguistas aplicados cujos trabalhos são fundamentais por defenderem uma abordagem humana e emancipatória. Os capítulos que compõem este livro promovem reflexões acerca de algumas teorias importantes na área do Ensino de Línguas e da Educação Crítica. Além disso, as discussões mostram a concretização dessas teorias no contexto de ensino, bem como a responsabilidade delas na transformação do trabalho do professor, incentivando uma ressignificação das práticas docentes e propondo uma educação menos eurocêntrica e mais próxima das realidades locais. Com isso, destaca-se a desconstrução de mitos socialmente construídos sobre práticas de ensino obsoletas, trazendo à tona novas vertentes sobre ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira na contemporaneidade. Portanto, a obra reúne trabalhos que ressaltam a relevância de uma conscientização dos professores em relação a essas novas perspectivas, propondo uma formação que seja reflexiva, que não seja tecnicista e que considere as necessidades dos aprendentes de diversas localidades.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ENSINO DE MATEMÁTICA: Desafios e Possibilidades
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARENSINO DE MATEMÁTICA: Desafios e Possibilidades
Este livro, intitulado é constituído por uma coletânea de pesquisas e relatos que trazem reflexões acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico nos diferentes níveis de ensino. Os capítulos apresentam importantes contribuições teórico-metodológicas indicando alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de álgebra.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ENSINO REMOTO E HÍBRIDO: novos tempos para educação
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARENSINO REMOTO E HÍBRIDO: novos tempos para educação
O ensino remoto, necessariamente, pela sua construção já utiliza ferramentas que estão inseridas para que o aluno não esteja somente na web, mas que permaneça conectado para sua aprendizagem. Para que assim executem tarefas e formulem seus questionamentos e sua própria visão crítica. Entendemos que ao aplicar um sistema remoto de ensino durante uma pandemia e com isso inserir alunos neste processo requer uma ampla e necessária contribuição de ambas as partes, portanto, deve-se treinar e desenvolver todos os setores da aprendizagem.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Sociologia
ENTRE CURRÍCULOS: sujeitos e subjetividades contemporâneas
CIÊNCIAS HUMANAS, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, SociologiaENTRE CURRÍCULOS: sujeitos e subjetividades contemporâneas
Essa obra reúne onze artigos de pesquisadores/as de variadas regiões do Brasil e trata do tema “ENTRE CURRÍCULOS: sujeitos e subjetividades contemporâneas”. Os textos que compõem a obra refletem a multiplicidade de processos de subjetivação que somos submetidos em nossos cotidianos e os processos de exclusão e/ou de dominação que nos roubam algumas possibilidades de ser e de pensar. Ainda, indicam outras possibilidades de subjetivação, ancoradas no currículo escolar e nos processos de resistência.
SKU: n/a -
LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
ENTRE ESCRITAS, CORES, DESENHOS, HISTÓRIAS E MULHERES: Reverberações de pesquisas na especialização da UFGD
LIVROS DE TODAS AS ÁREASENTRE ESCRITAS, CORES, DESENHOS, HISTÓRIAS E MULHERES: Reverberações de pesquisas na especialização da UFGD
Este livro é uma coletânea elaborada por meio da Especialização em Teatro e Educação: processos criativos e pedagógicos, da Universidade Federal da Grande Dourados, com o financiamento da mesma instituição, o Programa de Apoio à Pesquisa, Edital PROPP nº 13/2023. Os capítulos abordam as pesquisas realizadas no campo artístico e na sala de aula, perpassando processos de diversidade, feminismos, práticas individuais e coletivas, entrecruzamento com artes visuais e design.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ENTRE SABERES E FAZERES: reflexões e práticas sobre a aprendizagem em contextos pedagógicos
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARENTRE SABERES E FAZERES: reflexões e práticas sobre a aprendizagem em contextos pedagógicos
Esta obra apresenta as relações entre os saberes construídos na academia e na prática de sala de aula manifestados pelos fazeres em contextos pedagógicos. Destacam-se relatos de práticas pedagógicas que contemplam o diálogo com o ensino e a pesquisa. Além disso, expõe ações individuais ou interdisciplinares, bem como articulação dos diversos campos epistemológicos, os elementos e componentes curriculares das reflexões, conhecimentos e experiências pedagógicas. Oportunizam, outrossim, teorizar sobre a prática cotidiana num processo reflexivo sobre o saber discente e docente.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
EROS
Nesta que é a sua segunda incursão pelo universo da poesia, o jornalista, escritor, poeta e dramaturgo Rafic Ayoub, nos conduz com muita sensibilidade e competência, pelas veredas insondáveis do amor.
Manuseando com maestria as palavras, ele expõe seu coração e os seus sentimentos mais recônditos, num incontestável testemunho de sua verdade interior, sem medos e outros aprisionamentos que a rotina do tempo, esse verdadeiro escultor de ruínas, submete implacável a nossa alma tão refém e indefesa.
Sim, quando se trata de amor, como nos ensina uma velha canção, tudo vale a pena!
E nesse sentido, Rafic Ayoub não economiza seu talento e sensibilidade: travestido de EROS, faz de suas poesias verdadeiras setas disparadas assim, à queima roupa, para atingir nossos corações tão carentes e sedentos de amor!
Neste seu novo, saboroso e insinuante livro, ele nos faz lembrar, sem qualquer hesitação ou esforço, que Vinho e Poesia formam a combinação perfeita dessa mágica poção tão sedutora e sensual que nos encoraja e nos conduz tão cegos e entregues rumo aos braços do AMOR.
Para ter acesso a obra contatar no e-mail raphic@raphic.com.br
SKU: n/a -
CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Educação, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
ESCOLA, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: desafios e possibilidades para a prática pedagógica
CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CIÊNCIAS HUMANAS, Didáticos, Educação, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoESCOLA, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: desafios e possibilidades para a prática pedagógica
Novos desafios em todas as dimensões da sociedade permearam a sociedade no ano de 2020 e ainda se fazem presentes neste início de 2021, foi necessário re-pensar novas maneiras de aprender e mediar o conhecimento. Sendo assim, essa obra tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios da escola e das propostas curriculares frente às tecnologias digitais didático-pedagógicas utilizadas no contexto educacional.
LEIA GRÁTIS AQUI
SKU: n/a -
Educação, História, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ESCREVENDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
Educação, História, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARESCREVENDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
A coletânea “Escrevendo sua própria história” nasceu a partir dos escritos dos alunos da EEB Governador Irineu Bornhausen nos anos de 2021, 2022 e 2023: ora textos mais infantis, ora textos mais reflexivos. Nascem de crianças e adolescentes, cada qual com sua bagagem.
Amostra de saberes, sensações e muita escrita!
Este livro é fruto das parcerias que a escola possui em prol da leitura e escrita.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ESCRITA DA PESQUISA QUALITATIVA: Um panorama sobre o processo de autoria
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARESCRITA DA PESQUISA QUALITATIVA: Um panorama sobre o processo de autoria
Este livro apresenta ideias que emergiram nas interações entre as autoras na disciplina “Tópicos em Linguística Aplicada: Escrita da Pesquisa Qualitativa”. São abordados temas que impactam fortemente a escrita da pesquisa qualitativa: questões metodológicas, desafios enfrentados, tradução automática, inteligência artificial, variação linguística e narrativas de experiências de escrita acadêmica.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
O livro ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS), se compõe de uma pluralidade de textos escritos por professores(as) pesquisadores(as) narradores(as), de diferentes regiões e instituições do país, fruto do diálogo com escola-universidade e outros contextos educativos, formativos e pedagógicos.
Trata-se de uma obra na qual apresenta a riqueza e beleza de múltiplas experiências instituintes e vozes equipolentes, construída coletivamente com ética, estética, sensibilidade e afetação se transmutando em modos diversos de dizer e contar de si com o(a) outro(a) em escritas narrativas e (auto)biográficas no campo da educação e outras áreas do conhecimento.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
ESPACIOS VIRTUALES DE APRENDIZAJE Y DE INVESTIGACIÓN PARA LA FORMACIÓN DE FUTUROS DOCENTES
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoESPACIOS VIRTUALES DE APRENDIZAJE Y DE INVESTIGACIÓN PARA LA FORMACIÓN DE FUTUROS DOCENTES
La ausencia de conocimientos científicos y metodológicos para el desarrollo de proyectos de investigación en estudiantes de pedagogía y psicología de universidades privadas mexicanas, permitió la búsqueda de una metodología que permitiera considerar la investigación como una oportunidad de aprendizaje mediante la indagación continua dentro de una investigación formativa. En este sentido la meta no se limitó a la investigación en sí misma, sino a lograr la divulgación de estos trabajos como parte de una formación académica integral para desarrollar competencias digitales e investigativas desde la mirada de la psicología cognitiva, la empatía y la realimentación, elementos interrelacionados en un espacio virtual de aprendizaje e investigativo. Para este espacio, Drive fue tomado como un medio, aunque más tarde, se convirtió en una estrategia clave para el acompañamiento de los discentes de inicio a fin, lo que generó la coautoría entre el docente investigador y los discentes investigadores. La presente obra está integrada por tres capítulos: el primero, describe el contexto digital en el que nos encontramos inmersos gracias a la evolución de la Web como en la producción constante de nuevos conocimientos que puede ser una limitante o una oportunidad de formación de los futuros docentes de la región ante las exigencias de las competencias que deben desarrollarse para el s. XXI. En el segundo, se define al espacio virtual de aprendizaje y sus tipos, con la intención de identificar la manera en que éste se convierte en un pretexto para el desarrollo de competencias digitales e investigativas de la mano con ciertas habilidades cognitivas que sustentan el trabajo del docente investigador. Y el tercero, se describe la metodología utilizada que incluye las estrategias investigativas que permitieron el desarrollo de los proyectos de investigación, pero, sobre todo, la construcción de ponencias de los estudiantes tanto de licenciatura como de maestría, logrando su difusión tanto de manera nacional como internacional, mismas que se encuentran dentro del texto indicando el origen de presentación o publicación.
LER AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ESTÁGIO CURRICULAR E AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARESTÁGIO CURRICULAR E AS VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE
Este livro apresenta experiências e reflexões vivenciadas durante o estágio curricular no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A obra revela os desafios, aprendizados e práticas inclusivas desenvolvidas no contexto escolar, evidenciando a importância do AEE para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência. Um olhar sensível e comprometido com a educação inclusiva e equitativa.
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Filosofia, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA: análises a partir das percepções de licenciandos e de professores
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Filosofia, Formação de professores, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA: análises a partir das percepções de licenciandos e de professores
Como o próprio título do livro anuncia, a questão do “Estágio curricular supervisionado” e “Filosofia”, analisadas a partir das “percepções de licenciandos e de professores”, é refletida na obra a partir do esforço e aprendizagens desse percurso em buscar apresentar valiosas reflexões sobre as possíveis contribuições do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia na formação do futuro professor dessa disciplina.
Espero e desejo que os conhecimentos e reflexões apresentadas e compartilhadas por esta obra, contribua de modo significativo para com o debate educacional sobre o papel do “estágio curricular supervisionado” e a “importância do ensino da disciplina de Filosofia”, para “além de um ensino enciclopedista”, mas a partir do saber “sob a perspectiva de uma experiência filosófica”, onde o “ser professor de Filosofia significa ser capaz de aprender e ensinar Filosofia e auxiliar na capacidade crítica dos alunos; voltar-se ao pensamento crítico e à superação do senso comum” conforme destaca o autor.
Dra. Ana Lúcia Pereira – UEPG
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, Medicina Integral, MULTIDISCIPLINAR
ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: 0 A 5 ANOS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, Medicina Integral, MULTIDISCIPLINARESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: 0 A 5 ANOS
A Síndrome de Down (Trissomia do cromossomo 21), é uma condição genética que afeta as funções motoras, cognitivas e de linguagem, ocasionando em atraso global na aquisição dos marcos motores da infância. A estimulação sensório-motora é fundamental no desenvolvimento dessas crianças, e tendo em vista que o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down se estabelece de forma gradual e contínua, é essencial o papel da fisioterapia e a participação da família e dos cuidadores neste processo. Destinado a profissionais da área, pais e cuidadores, este livro foi construído com o objetivo de guiar a família para a oferta de um melhor prognóstico a sua criança, através de escrita e ilustração didática, com base em periódicos científicos e diretrizes de sociedades e organizações especialistas, a fim de capacitar os pais e cuidadores a realizarem atividades de estimulação sensório-motora em ambiente domiciliar, para que estes sejam capazes de transferi-las para o cotidiano familiar de forma lúdica, prazerosa e com maior frequência e precocidade. Além disso, temos como base o comum desejo dos autores de ajudar a desmistificar a Síndrome de Down, desconstruindo estereótipos e falsos pré-conceitos presentes no ambiente social, assim como contribuir para a construção de uma sociedade que saiba respeitar e conviver com a diferença entre as pessoas de uma forma leve, respeitosa e inclusiva.
SKU: n/a -
Direito, Educação, Filosofia, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia, Religiões e Doutrinas
ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE A MORTE E O MORRER: Perspectivas contemporâneas em tanatologia
Direito, Educação, Filosofia, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Psicologia, Religiões e DoutrinasESTUDOS AVANÇADOS SOBRE A MORTE E O MORRER: Perspectivas contemporâneas em tanatologia
Os capítulos que compõem esta obra contemplam diversas pesquisas contemporâneas oriundas de campos distintos, a saber: Antropologia, Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Letras, Psicologia, Psicanálise, dentre outros. Assim, busca atualizar e ampliar o escopo de estudos acerca da tanatologia, envolvendo os processos de morte, morrer e luto. Espera-se que os textos presentes neste livro, escolhidos a partir de critérios éticos e de coesão com a temática, possam contribuir com novas estudos e debates nas diversas áreas que se debruçam nos estudos sobre a finitude humana.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR
ESTUDOS DE LINGUAGENS: da semiótica discursiva à linguística aplicada
CIÊNCIAS HUMANAS, Educação, Linguística e Dicionários, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, Literatura, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINARESTUDOS DE LINGUAGENS: da semiótica discursiva à linguística aplicada
Na presente coletânea, há textos pertencentes aos discursos poético, literário, religioso e didático pedagógico. “Relações entre semiótica e poesia” propõe estabelecer a relação entre semiótica e poesia, recorrendo-se ao instrumental teórico-metodológico da semiótica discursiva, que procura explicar os mecanismos discursivos de produção dos sentidos no texto, com base na observação do plano de conteúdo e do plano de expressão. No artigo “Breve Análise Semiótica Do Poema “Não Vou Mais Lavar os Pratos”, De Cristiane Sobral, há uma análise com ferramental teórico na semiótica discursiva, tem como premissa apresentar as possíveis correlações entre elementos do plano do conteúdo e de elementos do plano da expressão no poema “Não vou mais lavar os pratos”, de autoria de Cristiane Sobral, tendo por suporte o semissimbolismo. Destaca-se a dimensão e a justificativa da pesquisa ao inserir a temática do poema, no que tange ao seu empoderamento, demonstrado na análise por meio da correlação entre os simulacros construídos. Em “Do signo e das formas de expressão aos efeitos de sentido: algumas considerações sobre a teoria da significação a partir de “Touro Ferdinando”, tendo como base o enunciado fílmico, uma análise das relações entre o plano de conteúdo e de expressão, na perspectiva hjelmsleviana, no que concerne ao conceito de semissimbolismo. Já em “Letramento Teatral Crítico: Relações entre Língua, Corpo/Performance e Ensino De Inglês”, trata dos desenvolvimentos acerca do atual expediente de ensino da língua inglesa. Enquanto que em “O ensino da língua inglesa e os novos letramentos”, apresenta ao leitor a gênese e os desenvolvimentos do conceito de letramento de modo a se delinear a necessidade de uma nova forma de ensino para a língua inglesa. E por meio do artigo “O perfil de um ator da enunciação religiosa nas mídias digitais”, tendo como ferramental teórico a semiótica discursiva, tem como objetivo geral estabelecer uma proposição analítica referente às práticas religiosas de divulgação religiosa midiática, tendo como base a análise de um recorte da mensagem videográfica, retirada do canal intitulado Pastor Antônio Júnior, da plataforma YouTube.
LEIA AQUI
SKU: n/a -
CIÊNCIAS HUMANAS, Direitos Humanos, Educação, História em Quadrinhos, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na Educação
ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: Saberes e Práticas
CIÊNCIAS HUMANAS, Direitos Humanos, Educação, História em Quadrinhos, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, LIVROS DE TODAS AS ÁREAS, MULTIDISCIPLINAR, Tecnologia na EducaçãoESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: Saberes e Práticas
A presente publicação contribui com textos que expressam introspecções intelectuais e extrospecções didáticas dos autores e que versem de algum modo, direta ou indiretamente, a Educação e o Ensino numa perspectiva da teoria ou pela prática pedagógica com a intenção de trazer ideias interdisciplinares e questionamentos para incentivar o debate a respeito do ensino e da aprendizagem em diferentes contextos. Tudo isso se revela por meio de novos olhares interdisciplinares na educação e articulados pelos conhecimentos teóricos aos práticos, possibilitando ampliar e significar os múltiplos saberes no campo educacional.
SKU: n/a -
LIVROS DE TODAS AS ÁREAS
ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: Saberes e Práticas – Vol. 2
A coletânea oferece contribuições por meio de reflexões intelectuais e abordagens didáticas dos autores referentes a diversas pesquisas no campo da Educação com abrangência do Ensino. Destacam-se pela promoção das ideias interdisciplinares e questionamentos que incentivam discussões sobre práticas pedagógicas, tanto teóricas quanto práticas. Essa abordagem visa fomentar debates sobre ensino e aprendizagem em diversos cenários, explorando novas perspectivas interdisciplinares na educação e conectando conhecimentos teóricos com práticos. Assim, busca-se ampliar e atribuir significado aos diversos saberes por meio de estudos e pesquisas no âmbito educacional.
SKU: n/a